A Microsoft acrescentou novas funcionalidades ao Copilot que têm o objectivo de ligar o chatbot com IA a várias funções do Windows. Embora, para já, a maioria das actualizações só vão ser disponibilizadas aos membros do programa de testes de software Windows Insiders, algumas das funcionalidades de IA mais significativas já estão disponíveis para o público em geral.
Após iniciar a aplicação Copilot e activar o reconhecimento de voz nas definições, os utilizadores podem agora activar o chatbot simplesmente dizendo “Olá, Copilot” (ou “Hey, Copilot” na versão inglesa). Para terminar a conversa, basta premir a tecla X ou dizer “Adeus” (“Goodbye”).
Novas Ferramentas de Voz e Visão
Todos os PC com Windows 11, que sejam compatíveis com o Copilot, podem usar o Copilot Vision, que analisa automaticamente o que está no Ambiente de Trabalho ou ficheiros individuais que os utilizadores partilham manualmente com IA. Por exemplo, os utilizadores podem pedir ao assistente para descrever objectos no ecrã ou extrair dados de folhas de cálculo e apresentações. Acreditando que a influência da IA generativa pode rivalizar com a introdução do teclado e do rato, a Microsoft está a focar-se em comandos de voz de linguagem natural para tornar o Copilot mais acessível. Os controlos baseados em texto para o Copilot Vision nem sequer estão disponíveis para os Insiders até uma data posterior.
Outra funcionalidade já disponível ao público em geral é o Manus, um agente de IA geral ao qual os utilizadores podem aceder num site ou descarregar como uma aplicação. Pode concluir tarefas complexas, como criar sites, usando ficheiros armazenados num dispositivo.
Conectores e acções
A empresa também disponibilizou os Copilot Connectors para os Insiders, uma funcionalidade que liga o assistente a contas online como OneDrive, Outlook e serviços Google. Os utilizadores podem fazer perguntas ao Copilot sobre informações contidas em emails, calendários e armazenamento na cloud. Além disso, o assistente pode exportar texto para novos documentos e responder a perguntas sobre as definições do Windows.
Entretanto, os Windows Insiders receberão em breve um novo atalho para o Copilot na caixa de pesquisa da barra de tarefas. Ao clicar nele, o chatbot abre-se instantaneamente e oferece atalhos para o Copilot Vision e para os comandos de voz do assistente.
Também a chegar em breve aos Insiders está uma versão local do Copilot Actions que automatiza várias tarefas com ficheiros locais. Os utilizadores podem, por exemplo, pedir ao Copilot para organizar fotos ou extrair informações de PDF em segundo plano, enquanto se concentram em tarefas menos tediosas. A variedade de acções suportadas pela funcionalidade irá alargar-se à medida que a Microsoft recolhe feedback dos testadores.
A Microsoft salienta que os utilizadores estão sempre a controlar o que o Copilot pode ver e fazer, e podem pausar ou desactivar o assistente de IA a qualquer momento. Só o tempo dirá se as novas funcionalidades de IA evitam as vulnerabilidades de segurança que levaram ao adiamento da controversa funcionalidade Recall.