Mas esta facilidade tem um preço: cada fotografia que carregamos na nuvem é um pedaço da nossa vida íntima que entregamos nas mãos de outros. Muitos escolhem ignorar estas preocupações, por conveniência. Afinal, quem quer perder funcionalidades tão úteis? E se existisse uma solução que oferecesse toda a inteligência e comodidade destes serviços, mas mantendo o controlo total sobre os seus dados?
Da intimidade familiar à revolução da privacidade digital
O Immich nasceu de uma história pessoal e universal: a necessidade de preservar memórias familiares com privacidade e segurança. O seu criador, Alex, com um filho recém-nascido, deparou-se com a questão que nos é bem familiar: «Estamos a acumular muitas fotografias e vídeos do nosso bebé; não quero continuar a pagar por serviços que comprometem a nossa privacidade».
Descontente com as soluções existentes, resolveu pôr mãos à obra e desenvolver uma ferramenta de backup simples, com uma aplicação móvel nativa que permitisse visualizar fotos e vídeos de forma eficiente. Desde a sua criação em 2022, o Immich tornou-se um projecto muito bem recebido pela comunidade: representa um compromisso com a privacidade e com a própria comunidade. É uma declaração de que os nossos momentos pessoais merecem ser controlados por nós mesmos. O resultado é uma aplicação que valoriza três princípios fundamentais: privacidade, preservação de memórias e facilidade de utilização.
Funcionalidades: muito mais que um backup de fotos
O Immich vai muito além de um simples local para guardar fotografias. É uma plataforma inteligente que transforma a gestão de memórias digitais, oferecendo funcionalidades que rivalizam – e em alguns aspectos superam – os serviços tradicionais.
Projectada para ser simples e eficiente, a interface do Immich permite navegar pelas suas memórias de forma fluida e agradável, tornando a experiência de visualização de fotografias verdadeiramente prazerosa. As fotografias são automaticamente organizadas em álbuns inteligentes, agrupando-as por data, local e eventos. Sem esforço adicional, podemos revisitar memórias de forma cronológica e temática, mantendo a nossa biblioteca sempre arrumada e acessível.
Assistido por IA, o Immich faz reconhecimento facial, tornando muito fácil encontrar todas as fotos onde aparece alguém. Pesquisar por palavras também é possível: o software encontra instantaneamente as imagens correspondentes, tudo processado localmente e com total privacidade.
Partilha totalmente controlada
No Immich, temos o total controlo da partilha. É possível fazê-lo com álbuns protegidos por palavra-passe ou abertos publicamente, com permissões granulares para partilhar apenas o que quisermos, quando e com quem pretendermos. Também podemos criar repositórios temporários para onde amigos ou familiares conseguem fazer upload de fotografias, sem necessidade de criarem uma conta.
Disponível na Web, para Android e iOS, o Immich permite guardar e aceder às memórias em qualquer dispositivo, sempre com a mesma experiência de utilização intuitiva e segura. Para aceder à instância de demonstração, pode entrar no site demo.immich.app.
Instalação: simplicidade e flexibilidade
A instalação do Immich requer um nível básico de conhecimentos técnicos. Afinal de contas, o objetivo é criar um servidor pessoal para armazenar as memórias, o que vai além de, simplesmente, instalar uma aplicação no computador. No entanto, esta plataforma foi cuidadosamente projectada para tornar este processo o mais acessível possível. A forma de instalação recomendada na documentação (immich.app/docs) é através de Docker, tornando trivial a instalação de todas as peças necessárias:
yaml services:
immich-server: # Servidor principal do Immich
immich-machine-learning: # Serviço de inteligência artificial
redis: # Base de dados em memória para cache e performance
database: # Base de dados principal para metadados
A comunidade também contribuiu para adicionar suporte a outros contextos como TrueNAS, Synology, Unraid, Kubernetes. De qualquer forma, a documentação tem um passo-a-passo de como fazer tudo: instalação, variáveis e segredos, criação de contas, configuração de armazenamento e das aplicações móveis, por exemplo.
O Immich não é apenas uma plataforma de fotos, é um movimento de democratização digital que devolve, às pessoas, o controlo sobre as suas memórias mais preciosas (e privadas). Fica o convite para experimentarem o Immich e dar (mais) um passo em direcção à verdadeira liberdade.