A aplicação Telefone do iOS foi alvo de uma forte renovação com a chegada da versão 26, com destaque para os recursos focados na conveniência e na segurança. Além disso, o novo design facilita o acesso às chamadas e mensagens de voz, enquanto ferramentas como a filtragem de chamadas, o assistente de espera e a partilha de ecrã contribuem para tornar esta app mais prática.
1 – Interface unificada
A aplicação Telefone passa a ter uma apresentação mais unificada, embora seja possível manter o visual original do iOS 18 (toque nos três tracinhos do canto superior direito e escolha ‘Clássico’). Agora, as chamadas recentes, perdidas e mensagens de voz aparecem num único ecrã e deixa de haver separadores. Os contactos favoritos passam a estar no topo da interface, mas mantêm-se os atalhos para aceder aos ‘Contactos’ e ao ‘Teclado’.
2 – Filtragem de chamadas
A Apple melhorou a funcionalidade de filtragem de chamadas no iOS 26. Agora, há uma opção para pedir a quem liga de um número desconhecido (que não esteja guardado nos ‘Contactos’) para dizer o nome e o motivo da chamada. O iOS atende e pede o nome da pessoa, assim como uma breve explicação do motivo do contacto. Isto aparece de seguida, sob forma de texto, no ecrã, para que decidamos se queremos atender, recusar ou pedir mais detalhes.
Para activar esta funcionalidade, entre nas ‘Definições’ > ‘Apps’ > ‘Telefone’ e, no separador ‘Screen Unknown Callers’, ligue a opção ‘Ask reason for calling’ (esta parte ainda não está traduzida para português na versão beta 3 do iOS). Em alternativa ao ‘Ask reason for calling’, pode optar por silenciar chamadas de números desconhecidos (‘Silence’), que serão enviadas automaticamente para o correio de voz.
3 – Lista de números desconhecidos
O iOS 26 também permite filtrar chamadas perdidas e mensagens de voz de números desconhecidos, colocando-as numa lista própria, separada da interface principal do ‘Telefone’. Em ‘Definições’ > ‘Apps’ > ‘Telefone’, ligue a opção ‘Mover para números desconhecidos’, no separador ‘Filtro de chamadas’. Quando fizer isto, o menu da própria app (três tracinhos), aparece a opção ‘Números desconhecidos’.
4 – Histórico de chamadas alargado
No iOS 26, pode ver o histórico completo de chamadas com qualquer contacto num período que pode ir até um ano. Entre no cartão de contacto de alguém e toque em ‘Histórico de Chamadas’ para ver todos telefonemas feitos, recebidos (com a respectiva duração, data e hora) e, até mesmo, os não atendidos.
5 – Partilha de ecrã e SharePlay
O iOS 26 também adiciona a compatibilidade com o recurso SharePlay e partilha de ecrã a esta aplicação. Primeiro, vá a ‘Definições’ > ‘Apps’ > ‘Telefone’, toque nesta opção e active-a. Depois, durante uma chamada com outra pessoa que tenha um dispositivo compatível (iOS 26, iPadOS 26 ou macOS Tahoe, já que a app passa a estar disponível no iPad e no Mac, via Wi-Fi), toque nos três pontos e escolha uma das opções. Com o SharePlay, podemos usar apps como a Apple TV ou o Apple Music em conjunto com a outra pessoa. A partilha de ecrã também permite pedir acesso remoto ao dispositivo de quem está do outro lado, o que pode ser útil para resolver problemas à distância ou mostrar como aceder a determinadas funcionalidades, caso o nosso interlocutor não saiba.
6 – Melhorias no eSIM
O iOS 26 facilita a transferência de eSIM entre iPhone e Android. Nas ‘Definições’, entre em ‘Rede móvel’ e, mais em baixo, ‘Adicionar eSIM’. No ecrã que aparece, basta escolher ‘Transferir do Android’ ou de um ‘iPhone por perto’, caso faça um upgrade para o próximo iPhone 17, por exemplo.