A SaveFamily anunciou o lançamento do SaveWatchPlus 2 em Portugal, «o primeiro relógio inteligente infantil desenhado pelas próprias crianças» e que é uma alternativa ao uso do smartphone.
O smartwatch destaca-se por ter Ecrã AMOLED com vidro Gorilla Glass, certificação IP68, que protege contra a água e o pó, memória RAM de 2 GB e armazenamento interno de 16GB, além de um processador de 1,5 GHz com chip de 4 núcleos.
Outro dos grande argumentos do SaveWatchPlus 2 é ter GPS e conectividade LTE, através de um cartão SIM, que permite aos pais ou familiares ter geolocalização precisa da criança em qualquer altura através da app SaveFamily. Esta permite ainda aos encarregados de educação contrlar outros parâmetros do equipamento. Além disso, há um alarme SOS em caso de emergência que liga para os contactos de emergência que estiverem seleccionados.
A nível do software, o smartwatch tem «inteligência artificial pensada para crianças» que combina jogos educativos e um assistente; uma «versão segura» do WhatsApp, já que é supervisiona; o Spotify; câmara de 2 MP; desbloqueio com PIN e reconhecimento facial; modo antibullying com escuta remota e aula para evitar distracções nos horários lectivos; e sensores de saúde como a mediação da frequência cardíaca.
Por outro lado, a empresa de origem espanhola garante que os dados gerados durante o uso do relógio são armazenados «de forma anónima na Europa» garantindo o cumprimento do RGPD.
Jorge Álvarez, CEO da empresa, explica a abordagem que foi adoptada na concepção do smartwatch: «Queríamos romper com o esquema tradicional de desenhar a partir da perspectiva dos adultos. As crianças aportaram ideias claras: mais cor, música, estilo e facilidade de utilização. E os pais insistiram na segurança, privacidade e ferramentas de controlo. O nosso trabalho foi unir ambos os mundos num único dispositivo».
O SaveWatch Plus 2 tem até 18 combinações possíveis de braceletes e caixas e tem um PVP de €159,00, mas encontra-se com uma promoção: é possível comprá-lo por €135,00 no site da SaveFamily.