A empresa confirmou que o acesso ao programa de Actualizações de Segurança Alargadas (ESU) para o Windows 10 será totalmente gratuito por um ano, prolongando-se até 14 de Outubro de 2026, nos países pertencentes ao EEE. Com esta alteração, os utilizadores já não serão obrigados a iniciar a sessão numa conta Microsoft ou a sincronizar as configurações do PC com a cloud para obterem o acesso grátis a estas actualizações críticas de segurança ao longo dos próximos doze meses.
Em declarações ao site Windows Central, a Microsoft confirmou a mudança:
“No Espaço Económico Europeu, estamos a fazer actualizações ao processo de inscrição para garantir que o mesmo satisfaz as expectativas locais e proporciona uma experiência segura e simplificada. O nosso objectivo é apoiar os clientes e oferecer-lhes opções enquanto fazem a transição para o Windows 11, com acesso ininterrupto a actualizações de segurança essenciais.”
Esta alteração surge após organizações de defesa do consumidor, como a Euroconsumers, terem contestado a decisão da Microsoft de condicionar o acesso ao programa ESU a requisitos que beneficiavam a empresa financeiramente, invocando a Lei dos Mercados Digitais. A Euroconsumers divulgou agora um email que confirma que a Microsoft lhes comunicou que o acesso ao ESU será gratuito no EEE, sem a necessidade de backup do PC na cloud:
“Tivemos o prazer de saber que a Microsoft vai fornecer uma opção de Actualizações de Segurança Alargadas (ESU) sem custos para os utilizadores domésticos do Windows 10 no Espaço Económico Europeu (EEE). Ficamos igualmente satisfeitos por esta opção não exigir que os utilizadores façam backup das configurações, aplicações ou credenciais, nem usem Microsoft Rewards.”
Isto significa que, para os utilizadores no EEE, a Microsoft está essencialmente a prorrogar as actualizações de segurança do Windows 10 por mais um ano. Embora o utilizador aparentemente ainda tenha de aderir ao programa de actualizações alargadas, já não precisará de iniciar a sessão com uma conta Microsoft ou sincronizar as configurações do PC com a cloud.