Para transformar um projecto numa aplicação, é preciso algum trabalho repetitivo e usar código escrito por outros. Antes da chegada da IA, sites como o Experts Exchange, o Stack Overflow ou o Reddit era onde os programadores iam buscar ideias ou código para acelerar o desenvolvimento das suas aplicações. Agora, a IA pode fazer muito mais que o que se encontra nestes sites.
Além de ajudar a escrever programas em várias linguagens, a IA encontra erros e valida todos os aspectos do código. No entanto, estes serviços não são um meio para aprender a programar, são apenas ajudantes para progredir no desenvolvimento do software.
Todos estes serviços que sugerimos têm níveis gratuitos que permitem fazer o mínimo e planos pagos que desbloqueiam todas as funcionalidades.
GitHub Copilot
O GitHub Copilot é uma ferramenta muito usada por programadores e foi criada para completar código automaticamente, o que a torna essencial. Pode sugerir linhas de código ou funções, baseando-se no contexto ou em comentários. O ambiente de desenvolvimento inclui um chatbot que permite aos utilizadores colocarem perguntas, pedir sugestões e procurar erros, tudo através de linguagem natural. O Copilot funciona com vários ambientes de programação como Visual Studio, Neovim, Visual Studio Code e JetBrains, além de permitir usar várias linguagens de programação como TypeScript, Golang, Python e JavaScript.
O plano básico para programadores individuais é gratuito, mas para equipas e empresas que necessitem de funcionalidades colaborativas avançadas, a mensalidade é de quatro dólares por utilizador.
Amazon Q Developer
O Amazon Q Developer (compatível com Python, JavaScript, C#, Rust, PHP, Kotlin e SQL) pode transformar os fluxos de trabalho de programação, melhorar a produtividade e a qualidade do código usado nas aplicações. Este assistente de programação com IA usa machine learning para lhe dar apoio e sugestões em tempo real, analisando o contexto do código para recomendar mudanças e completar funções, algo útil para manter a consistência e reduzir a escrita manual.
Quando estivermos a escrever funções, o Q Developer antecipa e sugere os passos seguintes, o que é bastante útil quando se está a trabalhar com algoritmos complexos ou tarefas repetitivas. Outra funcionalidade importante é a monitorização de segurança que alerta o utilizador para potenciais vulnerabilidades durante o desenvolvimento, para ajudar a manter a segurança das apps.
O serviço é gratuito para utilizadores individuais, mas plano profissional começa nos dezanove dólares/mês; inclui funcionalidades mais avançadas e apoio técnico profissional.
Tabnine
Esta ferramenta permite melhorar/acelerar o desenvolvimento e a qualidade do código: o Tabnine é muito bom a sugerir melhorias na organização e na estrutura do código. Outra vantagem é a análise em tempo real que procura constantemente bugs, ou outros problemas, e oferece soluções para manter os programas livres de erros. O Tabnine também aprende com o estilo de programação do utilizador e sugere o código mais apropriado para cada situação.
O assistente de programação básico do Tabnine é de utilização gratuita e inclui a funcionalidade de sugestão de código, chat com a IA (com algumas limitações) e compatibilidade com os ambientes de desenvolvimento mais conhecidos. Se quiser optar pela versão paga, tem de pagar uma mensalidade de nove dólares, por utilizador.
Replit
O Replit mistura assistência por IA com um ambiente de desenvolvimento que funciona na cloud. Este serviço oferece sugestões de código contextuais à medida que escrevemos, analisa o código escrito, gera explicações claras e comentários para ajudar na leitura do programa por outras pessoas. Tal como acontece com outros serviços do género, o Replit analisa o código à procura de erros e oferece soluções para que o programa final funcione sem problemas. Por fim, também permite ao utilizador experimentar e aprender com as explicações que dá.
Esta IA é gratuita para utilização pessoal; se quiser mais funcionalidades, tem de assinar um plano intermédio, que custa sete dólares/mês; depois, há ainda um Pro, por 20 dólares, que oferece ainda mais capacidades.