O Dashlane, um gestor e “cofre” de passwords que permite guardar dados de acesso e outra informação sensível online, anunciou que o seu plano gratuito vai deixar de existir a partir de 16 de Setembro.
Como justificação, o Dashlane diz que acaba com esta forma de acesso para «acelerar ainda mais as inovações em segurança». Quem usar esta plataforma sem pagar pode, para já, experimentar o plano anual ‘Premium’ até esta data.
Outra opção é assinar até 12 de Agosto as subscrições ‘Premium’ (26,49 euros) ou ‘Família e Amigos’ (até dez utilizadores, por 39,99 euros), com um desconto de 50%.
Depois de dia 16 de Setembro, só vamos poder aceder ao nosso “cofre” Dashlane com um plano pago, embora os dados fiquem guardados por um período de um ano. Caso os utilizadores não assinem um plano pago, a conta será apagada (juntamente com todas as passwords guardadas) a partir de 17 de Setembro de 2026.
Se não quiser pagar para usar o Dashlane, pode desde já exportar os seus dados: na página principal do cofre, clique em ‘Minha conta’(1), à direita, seguido de ‘Configurações’. Escolha ‘Exportar dados’(2) e opte por ‘Exportar CSV’(3), para descarregar um ficheiro de lista de dados, que pode, por exemplo, ser aberto no Excel ou Google Sheets.
Depois, pode importar este ficheiro CSV a partir de outro gestor de passwords gratuito, como o 1Password ou o Bitwarden. Normalmente, o processo é transversal a qualquer plataforma: nos menus de conta ou configurações há sempre uma opção para importar dados. Finalmente, para apagar a sua conta, basta seguir estes passos.