PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Tempo, conhecimento, dinheiro e IA
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Opinião > Conceito Humanoide > Tempo, conhecimento, dinheiro e IA
Conceito HumanoideOpinião

Tempo, conhecimento, dinheiro e IA

Independentemente do envolvimento que tenhamos com a IA, estes três recursos desenvolvem-se mutuamente pela conjugação de dois deles para aumentar o terceiro: a inteligência artificial não é boa, nem má: é poderosa.

André Gonçalves
Publicado em 26 de Julho, 2025
Tempo de leitura: 3 min
rawpixel/Freepik

Vivemos numa era em que a inteligência artificial deixou de ser uma curiosidade futurista para se tornar um factor determinante nas dinâmicas humanas mais fundamentais. A sua influência sobre os três recursos mais preciosos da humanidade (tempo, conhecimento e dinheiro) é profunda ambivalente e irreversível. No que toca ao tempo, a IA cria um fascinante paradoxo. Por um lado, liberta-nos de tarefas repetitivas e morosas – traduz textos em segundos, analisa bases de dados gigantescas em instantes, responde a mensagens e agenda reuniões. Automatiza o trivial e aparenta devolver-nos as horas para viver o essencial. No entanto, esta mesma aceleração pode gerar uma nova escravidão: a pressão de estar sempre produtivo, de fazer mais com menos tempo, esvaziando o ócio e a contemplação. A IA poupa tempo, mas exige mais em troca.

- Publicidade -

Quanto ao conhecimento, a IA democratiza e desmistifica o acesso à informação. Teoricamente, qualquer pessoa com acesso à Internet pode “dialogar” com um tutor digital que interpreta, sugere e nos orienta, com base em conhecimentos, em todas as áreas de estudo da humanidade. Quando nos habituamos a respostas automáticas, podemos perder o hábito de questionar, de pensar criticamente e de construir conhecimento através da dúvida. A IA informa, mas nem sempre ensina a aprender.

Por fim, o dinheiro. A inteligência artificial é, simultaneamente, uma fonte de criação e de concentração de riqueza. Empresas que dominam esta tecnologia crescem de forma exponencial, enquanto certos empregos se tornam obsoletos. O capital move-se mais depressa que as políticas e o fosso aumenta entre quem tem acesso à IA e quem dela é excluído. Por outro lado, pequenos negócios podem, agora, competir globalmente com ferramentas acessíveis e inteligentes. A IA redistribui o jogo, mas não o torna automaticamente justo.

Independentemente do envolvimento que tenhamos com a IA, estes três recursos desenvolvem-se mutuamente pela conjugação de dois deles para aumentar o terceiro: a inteligência artificial não é boa, nem má: é poderosa. Cabe-nos decidir como queremos usá-la: como um espelho que amplifica os nossos valores ou como uma sombra que nos ofusca. O tempo, o conhecimento e o dinheiro continuam a ser nossos. O que faremos com eles, agora com a IA ao nosso lado, é a verdadeira questão.

 

 

- Publicidade -
- Publicidade -
Etiquetas:IAinteligência artificialOpinião
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

Conceito HumanoideOpinião

Ai doutor

Tempo de leitura: 3 min
OpiniãoQuinta Coluna

Europa: designs, IA e os nossos direitos

Tempo de leitura: 2 min
OpiniãoPraia das Maçãs

A redundância

Tempo de leitura: 3 min
©Freepik | Inteligência Artificial
O Que Vem à RedeOpinião

A prisão invisível

Tempo de leitura: 3 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}