A Nvidia tornou-se, esta semana, a primeira empresa cotada em bolsa a atingir uma valorização de mercado de 4 biliões de dólares (3,43 biliões de euros); cada acção da empresa de Taiwan chegou valer 164 dólares (140 euros).
Contudo, isto aconteceu por um curto período de tempo: as acções baixaram para os 163 dólares, o que fez com que a Nvidia tivesse baixado da fasquia dos 4 biliões e se ficasse por uma valorização de 3,9. Lembre-se que o valor da Nvidia disparou nos últimos anos devido à forte procura pelos seus chips para servidores de inteligência artificial.
Antes deste feito, a primeira empresa do mundo a atingir os 3 biliões de dólares tinha sido a Apple, o que aconteceu em Janeiro de 2022. Para chegar aqui, a Nvidia precisou de dois anos: conseguiu atingir esta marca em Junho de 2024.
A empresa liderada por Jensen Huang é, assim, a empresa cotada em bolsa mais valiosa do mundo, com a Microsoft (3,74 biliões de dólares) em segundo lugar e a Apple em terceiro (3,14 biliões). Seguem-se a Amazon, a Alphabet e a Meta, com valores de mercado de 2,36, 2,15 e 1,84 biliões, respectivamente.