Actualmente, a Qualcomm, a Intel e a AMD são os principais fabricantes de processadores para aquilo que a Microsoft chama PC Copilot+, que incluem funcionalidades de aceleração de tarefas de inteligência artificial. Mas a Nvidia, a empresa líder no fabrico de GPU para os mercados de consumo e empresarial, pode entrar em breve nos segmentos de mercado dos outros fabricantes de chips.
Durante uma entrevista recente dada à agência Bloomberg, os CEO da Nvidia e da Dell deram a entender que podem estar a colaborar para o lançamento de novos PC com IA em 2025. A Nvidia tem vindo a salientar as capacidades de processamento de software de inteligência artificial das suas GPU, mas tem ficado à parte no esforço de lançamento dos novos PC com IA.
Durante a entrevista, o jornalista da Bloomberg perguntou aos CEO das duas empresas sobre o posicionamento da Nvidia relativamente aos PC com IA, Michael Dell respondeu: “pergunte-me o mesmo para o ano” e Jensen Huang da Nvidia acrescentou: “Exactamente”. Pode depreender-se por estas palavras que a Nvidia pode mudar de estratégia neste mercado.
No final de 2023, a Intel tentou lançar a era dos ‘AI PC’ com o lançamento dos chips para portáteis Meteor Lake. Estes CPU têm NPU para acelerar todas as tarefas relacionadas com a inteligência artificial. Mais tarde, a AMD também lançou chips com as mesmas funcionalidades.
Entretanto, esta semana, a Microsoft apresentou uma nova linha de PC com IA baseada nos chips Snapdragon X de arquitectura Arm fabricados pela Qualcomm que têm um NPU mais poderoso que os da Intel e AMD.
Mas, aparentemente, o caminho que a Nvidia vai seguir é diferente. Numa apresentação interna, divulgada recentemente, a empresa enfatiza a sua preferência pela utilização de GPU em vez de NPU no que respeita à aceleração de tarefas de inteligência artificial. Na apresentação, é mencionado que as gráficas RTX, que já estão presentes em milhões de PC, são muito melhores a acelerar tarefas de IA que os processadores da Intel, AMD e Qualcomm.
As declarações dos CEO das duas empresas sugerem que estão a colaborar no desenvolvimento de um PC com acelerador para tarefas de inteligência artificial que usa componentes fabricados pela Nvidia. Mas também podem ter a ver com o possível desenvolvimento de CPU com arquitectura Arm por parte da Nvidia.
A Nvidia já tem experiência no desenvolvimento SoC com processadores Arm. A empresa é responsável pelos Tegra, que fazem funcionar a consola Switch da Nintendo e as Android boxes Shield. No ano passado, foram divulgados rumores que davam conta que a empresa estaria a desenvolver novos processadores Arm para PC de consumo. Actualmente, a Qualcomm tem o exclusivo do fabrico de processadores Arm para Windows, mas o contrato termina este ano e, alegadamente, a Microsoft quer ver mais fabricantes a lançarem chips Arm. Como é evidente, a experiência da Nvidia, tanto no desenvolvimento de chips para IA como torna-a perfeita para entrar neste mercado.