Saúde, acessibilidade, segurança, ambiente, energia, telecomunicações e cidades inteligentes – estas são as áreas para as quais 168 alunos do Instituto Superior Técnico (do programa ElectroCap) vão mostrar 29 «soluções inovadoras» para responder a «necessidades da sociedade».
Os projectos podem ser vistos durante a ElectroDay, uma feira de tecnologia que acontece já este Sábado no Técnico Innovation Center, na Gare do Arco do Cego (Lisboa), entre as 14 e as 19 horas – a entrada é livre.
Estas soluções, desenvolvidas no âmbito das disciplinas de Projecto Integrador de 1.º Ciclo das Licenciaturas em várias Engenharias (como a Electrónica ou a Aeronáutica), tomam a forma de «protótipos funcionais, sites, vídeos, posters e apresentações (pitch-decks)».
Aqui, temos, por exemplo serviços de monitorização não-invasiva de pessoas que vivem sozinhas ou estendais inteligentes. Ao público que visitar o ElectroDay, o IST desafia a uma interacção com os projectos: o investimento de mil ElectroCoins (uma moeda fictícia) nos três que considerarem ser os melhores; no final do evento, serão distinguidos os que tiverem recebido o maior investimento.