PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Configurar um contacto de recuperação para uma conta Apple
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Dicas > MacGuia > Configurar um contacto de recuperação para uma conta Apple
DicasMacGuia

Configurar um contacto de recuperação para uma conta Apple

Se nos esquecermos da nossa password da conta Apple, podemos deixar de ter acesso a todo o ecossistema da maçã e deixar de poder usar iPhone e Mac. Para evitar isto ao máximo, ensinamos-lhe a escolher um contacto de confiança que o pode ajudar, neste caso.

Ricardo Durand
Publicado em 9 de Julho, 2025
Tempo de leitura: 4 min

Quando deixamos de ter acesso a uma conta Apple, é impossível gerir os nossos dispositivos, entrar nas pastas que temos no iCloud ou controlar subscrições de apps e serviços. Neste cenário, a Apple não pode simplesmente repor uma palavra-passe, especialmente se tivermos configurado uma autenticação de dois factores.

- Publicidade -

Para facilitar o processo, a marca permite definir o chamado ‘contacto de recuperação da conta’. Este contacto pode confirmar a nossa identidade, ajudar a recuperar o acesso à conta e a todos os nossos dados, caso fiquemos bloqueados.

Quem é que deve ser o meu contacto de recuperação?
O plano é simples – temos de escolher uma pessoa da nossa confiança, como um familiar ou amigo próximo. Contudo, há duas limitações: esta pessoa precisa de ter um iPhone (ou iPad) com, pelo menos, iOS 15; um Mac com macOS Monterey ou superior; e iMessage activado. Além disso, o nosso amigo ou familiar precisa de ter a autenticação de dois factores activada na sua conta Apple e um código de desbloqueio definido no dispositivo.

1 – Para este guia, usamos um iPhone: entre nas ‘Definições’, toque no seu nome, no topo do menu principal e, no ecrã seguinte, em ‘Início de sessão e segurança’. No separador ‘Métodos de Recuperação’, clique em ‘Contactos de Recuperação’ e leia as indicações dadas pela Apple. Depois, toque em ‘Adicionar contacto de recuperação’.

2 – Se tiver a sua conta num dispositivo que não seja compatível com a funcionalidade do contacto de recuperação da conta, vai ter de a desassociar. Se, no ecrã seguinte vir uma lista com estes equipamentos, tem de seleccionar ‘Remover dispositivos em definições’; quando isto tiver feito, pode retomar o processo.

- Publicidade -

3 – O iOS pede que se autentique com a sua conta Apple ou que use os dados biométricos para prosseguir a configuração. Depois disso, surge mais um ecrã explicativo desta funcionalidade; leia as informações e, em seguida, faça ‘Adicionar contacto de recuperação’.

4 – Agora, basta começar a escrever o nome de um contacto, amigo ou familiar de confiança, que já estará na sua lista telefónica (se fizer parte de um grupo de Partilha com a Família, os contactos elegíveis aparecem de forma automática). Quando concluir este processo, toque em ‘Adicionar’, para que a pessoa receba uma mensagem, onde deve tocar para aceitar ser um contacto de recuperação – o seu iPhone mostra ainda um alerta que confirma isto.

5 – Quando precisar da ajuda do seu contacto de recuperação, telefone-lhe e peça-lhe para entrar nas ‘Definições’ > ‘Início de sessão e segurança’ > ‘Contactos de Recuperação’ e para tocar no seu contacto. Aqui, basta carregar em ‘Obter código de recuperação’, para o fazer aparecer no ecrã. Assim que o introduzir no dispositivo, poderá redefinir a palavra-passe e recuperar o acesso à conta Apple.

6 – Se quiser remover um contacto de recuperação, volte ao menu ‘Início de sessão e segurança’ > ‘Contactos de recuperação’ e clique no nome da pessoa. Aqui, basta ‘Remover contacto’. Caso sejamos nós um destes contactos e queiramos deixar de ser, basta entrar no mesmo menu, ver a indicação da pessoa que ajudamos e tocar em ‘Remover’.

 

- Publicidade -
Etiquetas:AppleMACGUIApassword
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

App do diaDicas

App do Dia – myTuner Radio

Tempo de leitura: 1 min
App do diaDicas

App do Dia – Edits, uma app do Instagram

Tempo de leitura: 1 min
Remote_Desktop
DicasGuia completo

Como ligar o Ambiente de Trabalho Remoto no Windows 11

Tempo de leitura: 5 min
DicasGuia completo

Use reconhecimento facial em fotografias para as agrupar

Tempo de leitura: 5 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}