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A ler: YouTube continua a guerra contra os bloqueadores de publicidade
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MultimédiaNotícias

YouTube continua a guerra contra os bloqueadores de publicidade

Até agora, os utilizadores do Firefox conseguiam usar o YouTube com bloqueadores, mas parece que isso deixou de ser possível.

Pedro Tróia
Publicado em 9 de Junho, 2025
Tempo de leitura: 3 min
YouTube
Imagem de yousafbhutta por Pixabay

O YouTube está novamente a reprimir a utilização de bloqueadores de publicidade. Há anos que a empresa, pertencente ao universo Google, tem vindo a implementar medidas para combater extensões para browsers que limitam a visualização de publicidade e acaba de resolver uma falha que permitia que o Firefox e outros contornassem estas protecções.

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A luta do YouTube contra os bloqueadores de anúncios começou com uma experiência em Maio de 2023, quando começou a avisar os utilizadores de que os bloqueadores de anúncios não eram permitidos no site. Desde então, a campanha evoluiu ao ponto de o YouTube impedir que os utilizadores com bloqueadores de anúncios reproduzam vídeos.

Apesar dos esforços do YouTube, existiam falhas que permitiam que browsers como o Firefox e várias extensões continuassem a contornar a publicidade sem que o YouTube detectasse a prática.

Infelizmente para aqueles que estavam a explorar estas soluções alternativas, o YouTube parece tê-las agora encerrado. O site 9to5Google relata que muitos utilizadores estão novamente a ver avisos que indicam que os bloqueadores de anúncios não são permitidos no YouTube, e que estão a violar os termos de serviço.

De acordo com as muitas publicações no Reddit que discutem esta alteração recente, nem todos estão a ser afectados – pelo menos ainda não. Parece que os utilizadores no Sudeste Asiático e na Europa ainda conseguem evitar os anúncios do YouTube usando os mesmos métodos de bloqueio de anúncios. Pode ser que o YouTube esteja lentamente a lançar a actualização globalmente.

A Guerra continua: YouTube vs. Bloqueadores de publicidade

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Esta repressão é apenas a mais recente do YouTube. É provável que uma nova forma de evitar anúncios apareça a seu tempo, altura em que a empresa encontrará uma forma de a impedir, continuando o interminável jogo do rato e do gato.

Foi em Março que o YouTube introduziu uma nova política contra os bloqueadores de publicidade para levar os espectadores a voltarem a ver anúncios. Afectou aqueles que usavam o Opera GX com a extensão uBlock Origin. Houve também alguns casos de utilizadores do Firefox a ver os avisos na altura.

O YouTube oferece aos utilizadores duas opções nos banners de aviso: desactivar o bloqueador de anúncios ou experimentar o YouTube Premium para uma experiência sem anúncios. A subscrição premium padrão individual custa 9,99 euros por mês, se quiser uma conta para cinco utilizadores vai custar 17,99 euros por mês e, se for estudante, paga apenas 6,49 euros por mês. Todas as modalidades têm um período de teste gratuito de um mês.

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Etiquetas:Bloqueadores de publicidadeYouTube
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