PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Mudar não é (sempre) ganhar
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Opinião > O Que Vem à Rede > Mudar não é (sempre) ganhar
O Que Vem à RedeOpinião

Mudar não é (sempre) ganhar

Estamos à mercê das manias dos gestores das tecnológicas. Há muito tempo que não somos utilizadores. Somos apenas (ab)usados.

Alexandre Gamela
Publicado em 1 de Junho, 2025
Tempo de leitura: 3 min
Windows_11
©Microsoft

As indústrias mais lucrativas são as que criam mais problemas. As mais disruptoras, criam novos. Que tipo de empresa será a que tem um produto perfeitamente funcional, mas que vai forçar centenas de milhões de pessoas a adquirir um novo? Tenho alguns nomes coloridos para isto, mas não os posso dizer.

- Publicidade -

Não quero mudar para o Windows 11. Tenho um computador perfeitamente funcional e um sistema operativo capaz (até mo inutilizarem numa actualização que não pedi) e não quero comprar um novo só para ter funcionalidades que servem mais os objectivos da Microsoft que os meus.

Há já muito tempo que a mudança é uma estratégia comercial. Não basta ter um produto de qualidade, é preciso que se torne obsoleto num ciclo de mercado definido para que os consumidores comprem o novo modelo. Quem tem um iPhone sabe do que estou a falar. Ou uma máquina de lavar. Ou uma televisão.

O contrato que fazíamos com as marcas era a aquisição de um produto que funcionasse e durasse a vida toda. Ou, pelo menos, dez a quinze anos. Com a evolução tecnológica dos sistemas analógicos (em que bastava mudar uma peça) para a caixa negra do digital (magia negra) perdemos o controlo sobre o que é, teoricamente, nossa propriedade. Neste momento, funcionamos numa espécie de leasing a preços de compra.

Daqui a seis meses, o Windows 10 vai deixar de ter apoio técnico, apesar de 50% dos utilizadores ainda o usarem. Se existem 1,6 mil milhões de computadores no mundo com sistemas operativos da Microsoft, são oitocentos milhões de PC que irão perder a validade.

A disrupção (uma palavra feia e tão abusada por empresas totalmente baunilha) faz bilionários. Esta interrupção forçada vai criar toneladas de lixo electrónico, problemas de produtividade nas empresas e gastos desnecessários durante uma possível recessão económica, apenas para a Microsoft nos espetar com o Copilot no sistema. Quem ganha com isto?

- Publicidade -

Estamos à mercê das manias dos gestores das tecnológicas. Há muito tempo que não somos utilizadores. Somos apenas (ab)usados.

- Publicidade -
Etiquetas:MicrosoftOpiniãoWindows 10Windows 11
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ad image
casinos online portugal
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

O Que Vem à RedeOpinião

Prótese intelectual

Tempo de leitura: 2 min
OpiniãoQuinta Coluna

Uma vitória pela encriptação em França (e o resto da UE?)

Tempo de leitura: 2 min
OpiniãoPraia das Maçãs

ADP ou não ADP, eis a questão

Tempo de leitura: 3 min
OpiniãoQuinta Coluna

Privacidade e Direitos de Autor

Tempo de leitura: 2 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}