Boas notícias para os utilizadores do Vivaldi: o navegador acaba de receber uma nova actualização de funcionalidades, a versão 7.4. Apelidada de “Polida, Simplificada e Toda Sua”, a versão oferece controlos de atalhos de teclado melhorados, actualizações na barra de endereços e uma “experiência de navegação mais fluida” no geral.
De acordo com a Vivaldi, esta nova versão é: “Uma actualização ponderada que se foca no que verdadeiramente importa aos utilizadores: controlo e uma experiência de navegação mais fluida. Num mundo digital dominado por browsers feitos em série e por um pensamento que põe o lucro em primeiro lugar, o Vivaldi permanece orgulhosamente independente, oferecendo um browser que se foca nas pessoas, e não no lucro.”
Com o Vivaldi 7.4, os utilizadores podem agora personalizar atalhos de teclado para cada site, permitindo-lhes dar prioridade aos atalhos do Vivaldi em relação aos atalhos do site ou vice-versa. Isto garante que os atalhos personalizados funcionam onde e quando precisar deles. Para ajustar esta definição, procure por “Priorizar Atalhos do Website” na secção “Privacidade e Segurança” (isto funciona globalmente ou por site).
A seguir, temos a barra de endereços. Recebeu definições reestruturadas para melhor clareza e várias correcções de erros e optimizações para acelerar as coisas. Pode seleccionar que itens aparecem no menu da barra de endereço, e o próprio menu pode agora mostrar até 42 resultados.
Outras alterações no Vivaldi 7.4 incluem um novo selector de perfis ao iniciar. Se tiver múltiplos perfis no Vivaldi, o navegador irá pedir-lhe para seleccionar um perfil ao iniciar. No entanto, se não gostar deste comportamento, pode desmarcar a opção “Mostrar ao iniciar”. Além disso, os painéis do Windows e do Histórico receberam uma renovação visual para uma experiência mais limpa.
Finalmente, como habitualmente, o Vivaldi 7.4 trouxe melhorias de estabilidade e desempenho para tornar o navegador mais rápido, mais fiável e com “menos soluços”. Pode descarregar o Vivaldi a partir do site oficial.