Dia 31 de Maio marca o começo da «transformação digital» daquele que será o primeiro concelho nacional a receber um «projecto que promove a inclusão e conectividade em zonas de baixa densidade populacional». O pontapé de saída do 5G.RURAL vai ser no Alandroal, um município de Évora.
Este consórcio tecnológico, composto por DSTelecom, NOS, Innovation Point e IRradiare, vai implementar a «primeira antena do 5G.RURAL» neste concelho e inaugurar a Carrinha Itinerante da Cultura.
O evento que serve para dar início a esta nova vida tecnológica do Alandroal vai contar com um concerto de Martim Sousa Tavares, que também vai servir para demonstrar as capacidades desta inovação: será «transmitido em directo para os habitantes da aldeia de Pias, através do 5G da NOS».
Segundo o consórcio, o 5G.RURAL irá possibilitar uma «maior competitividade económica para as empresas da região (e para as que se poderão ali instalar) e para os cidadãos, que passam a usufruir de uma conectividade mais rápida e efectiva».