PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Presidente Trump confirma que a Microsoft está em negociações para comprar o TikTok
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Notícias > Internet > Presidente Trump confirma que a Microsoft está em negociações para comprar o TikTok
InternetMercadosNotícias

Presidente Trump confirma que a Microsoft está em negociações para comprar o TikTok

Será que a Microsoft vai mesmo conseguir comprar a rede social mais influente do mundo?

Pedro Tróia
Publicado em 28 de Janeiro, 2025
Tempo de leitura: 5 min
tiktok
Kon Karampelas/Unsplash

O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou ontem que a Microsoft está de facto na corrida para comprar o TikTok. Durante o fim de semana, já tinham surgido rumores que davam conta que a Microsoft e a Oracle estavam a competir para comprar o TikTok. Estima-se que a gigante chinesa das redes sociais possa valer até 100 mil milhões de dólares devido ao seu algoritmo proprietário, conhecido pela sua qualidade viciante.

- Publicidade -

Actualmente, o TikTok é o rei de facto das redes sociais, uma vez que as gerações mais novas têm evitado o Facebook e até mesmo o Instagram nos últimos anos, optando pela fórmula frenética de vídeos que o TikTok oferece.

Em 2020, a Microsoft já tinha estado envolvida em negociações para comprar o TikTok, nas quais tanto a gigante da cloud Oracle como até a cadeia de lojas Walmart ponderaram uma aquisição. Na altura, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse que era “a coisa mais estranha” em que já tinha trabalhado. De facto, a única razão pela qual a empresa-mãe Bytedance estava a considerar uma venda era devido à pressão do Congresso dos EUA para mudar as operações da aplicação para o ocidente. Os políticos dos Estados Unidos defendem que o facto de a aplicação ser desenvolvida e operada por uma empresa chinesa tornam-na essencialmente uma ameaça à segurança nacional. A China proibiu as redes sociais ocidentais, como o Facebook e o X, de funcionarem no país, o que alguns, incluindo Elon Musk, defendem que cria um “desequilíbrio”.

Uma notícia, publicada pela agência Reuters, indica que o presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou que a Microsoft está em negociações para comprar o TikTok. O Congresso dos Estados Unidos decretou que o TikTok precisa de vender as suas operações nos EUA ou deixar de operar no país. Pouco depois de ser empossado, o novo presidente assinou uma ordem executiva para dar ao TikTok 75 dias para encontrar uma solução, o que, mais uma vez, parece envolver uma venda total ou parcial a uma empresa sediada nos Estados Unidos.

A Microsoft já tem a sua própria rede social, o LinkedIn, que é completamente distinta do TikTok por se assumir como uma ferramenta profissional. O LinkedIn gira em torno de carreiras e da procura de trabalho, e não é propriamente o fenómeno cultural que aplicações como o TikTok ou o Instagram são. A influência do TikTok nas opiniões globais, nas tendências políticas e no marketing tem sido inegável nos últimos anos. Alguns reguladores, como os da União Europeia, têm investigado se o algoritmo do TikTok está a ser utilizado de forma abusiva pelos estados para influenciar as eleições.

Outras entidades interessadas em comprar o TikTok incluem a gigante da cloud Oracle, que já aloja as operações da empresa nos Estados Unidos. A plataforma Azure da Microsoft aloja as capacidades de IA generativa do TikTok, o que lhes dá uma ligação óbvia. O proprietário da X, Elon Musk, também terá sido considerado como potencial comprador.

- Publicidade -

A Microsoft pode realmente comprar o TikTok?

Há semanas, o TikTok estava preparado para fechar completamente em vez de se submeter a uma mudança de mãos, mas agora parece que uma compra pode ser uma possibilidade. Quem quer que acabe com a rede social está provavelmente perante a aquisição de tecnologia mais cara da história, devido à avaliação absolutamente elevadíssima que a Bytedance irá, sem dúvida, defender.

De facto, o ex-CEO da Microsoft, Bill Gates, descreveu anteriormente a potencial aquisição como um “cálice de veneno” para a empresa. “É um cálice de veneno. Ser grande no negócio das redes sociais não é fácil”, observou Gates, assinalando o intenso escrutínio político que acompanha a indústria. A Microsoft não é, de forma alguma, uma escolha natural para operar redes sociais e tem-se tornado bastante ineficiente na entrega de produtos orientados para o consumidor. Um bom exemplo disto foi não ter sabido aproveitar o Skype, que foi, durante algum tempo, a principal forma de comunicação online.

Nem a Microsoft nem a Bytedance ofereceram um comentário oficial sobre as negociações relatadas até à data.

- Publicidade -
Etiquetas:MicrosoftTilTok
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

Inteligência ArtificialNotícias

Evaristo é o «primeiro» chatbot de IA aberta para a língua portuguesa

Tempo de leitura: 1 min
WhatsApp
Notícias

O WhatsApp vai começar a mostrar publicidade aos utilizadores

Tempo de leitura: 3 min
Anker Sleep A30
MultimédiaNotícias

Anker lança Auriculares para dormir com cancelamento activo de ruído

Tempo de leitura: 3 min
©Universidade de Coimbra
Inteligência ArtificialNotícias

Universidade de Coimbra abre Licenciatura e Mestrado em Inteligência Artificial e Ciência de Dados

Tempo de leitura: 1 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}