PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Operadora de telecomunicações britânica tem “avó virtual” com IA para atrapalhar a vida dos burlões
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Notícias > Curiosidades > Operadora de telecomunicações britânica tem “avó virtual” com IA para atrapalhar a vida dos burlões
CuriosidadesInteligência ArtificialNotíciasSegurança

Operadora de telecomunicações britânica tem “avó virtual” com IA para atrapalhar a vida dos burlões

A empresa britânica O2 criou uma "avó virtual" para fazer com que os burlões percam tempo a falarem para o boneco.

Pedro Tróia
Publicado em 14 de Novembro, 2024
Tempo de leitura: 4 min
Daisy_O2
Imagem - O2

As inteligências artificiais que imitam os seres humanos têm gerado preocupações sobre a sua capacidade de substituir trabalhadores humanos, mas uma empresa de telecomunicações britânica está a usar esta tecnologia contra um dos maiores flagelos da humanidade: os burlões telefónicos. A IA imita o alvo mais popular dos criminosos, uma pessoa idosa, que mantém os burlões ao telefone o máximo de tempo possível em conversas que não levam a lado nenhum.

- Publicidade -

Criada pela O2, a maior operadora de telefonia móvel do Reino Unido, Daisy, ou dAIsy, é uma IA criada para enganar burlões, fazendo-os pensar que estão a falar com uma avó real que gosta de divagar. Se e quando a IA fornecer os dados bancários solicitados, ela lê números e nomes falsos.

O software foi concebido para manter as pessoas em linha o máximo de tempo possível. Isso não só significa menos tempo para os burlões visarem pessoas reais, mas a O2 também está a usar as conversas para aprender os truques e técnicas favoritas usadas nesses esquemas.

Como pode ver pelo vídeo, os burlões não ficam contentes por serem enganados – ficam cada vez mais irritados e começam a usar linguagem obscena. Apesar de o vídeo mostrar imagens da Daisy imaginadas com uma IA, o som das chamadas é real e o bot é tão convincente que conseguiu manter algumas pessoas ao telefone por 40 minutos de cada vez.

Se já viu algum dos muitos vídeos no YouTube que mostram burlões a serem enganados não há aqui nenhum spoiler. A Daisy foi treinada com a ajuda de um dos “scambaiters” mais populares da plataforma, Jim Browning.

- Publicidade -

Daisy funciona ouvindo o interlocutor e transcrevendo a sua voz para texto. As respostas são geradas através de um LLM personalizado completo com uma camada de personalidade e são então realimentadas através de um modelo de IA texto-para-voz feito à medida para gerar a resposta falada com a voz de uma idosa. Tudo isso acontece em tempo real.

Os clientes da O2 não estão a ter acesso à Daisy para que possam travar a sua própria campanha de vingança contra os burlões. Em vez disso, a ferramenta de IA foi adicionada a uma lista de números de “alvo fácil” usados pelos burlões. Daisy é capaz de interagir com os interlocutores 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem qualquer intervenção humana.

Murray Mackenzie, director do departamento de fraudes da Virgin Media O2, disse: “Estamos focados em desempenhar o nosso papel na paragem dos burlões, investindo em tudo, desde tecnologia de firewall para bloquear mensagens de texto fraudulentas a detecção de chamadas de spam alimentada por IA para manter os nossos clientes seguros. Mas, crucialmente, Daisy também é um lembrete de que, por mais persuasivo que alguém do outro lado da linha possa ser, nem sempre é quem pensa que é.”

Daisy foi criada depois de um estudo realizado pela O2 ter concluído que 71% dos britânicos gostavam de se vingar dos burlões que os enganaram ou aos seus entes queridos, mas a maioria disse que não se envolveria em “scambaiting” porque não queria perder o seu tempo.

Embora o trabalho que está a ser feito pela IA possa ser aplaudido, a sua capacidade de conversar com alguém de forma tão convincente é desconcertante. Ironicamente, uma tecnologia semelhante também está a ser usada por burlões para enganar as pessoas, fazendo-as pensar que estão a falar com familiares.

- Publicidade -
Etiquetas:burlaO2
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

InternetNotícias

Top 10 dos filmes descarregados entre 30 de Junho e 7 de Julho

Tempo de leitura: 1 min
©PCGuia | TCL 60
MobilidadeNotícias

Série 60 da TCL tem mais um smartphone low-cost à venda em Portugal

Tempo de leitura: 1 min
©UX Store
Inteligência ArtificialNotícias

Esta semana há uma formação gratuita da Flag com uma pergunta provocadora: ‘A IA vai substituir o design?’

Tempo de leitura: 1 min
©Guillaume Périgois | União Europeia
Inteligência ArtificialNotícias

União Europeia ignora pedidos de adiamento da entrada em vigor do AI Act: «Não há pausas»

Tempo de leitura: 2 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}