A empresa japonesa Sanwa Supply, lançou uma nova solução de ligação para cabos Ethernet que funciona de uma forma muito semelhante à tecnologia MagSafe da Apple. A gama de cabos Ethernet Sanwa KB-SL6ABA tem numa ponta do cabo uma ficha/adaptador RJ-45 que é mantida ligada ao cabo através de ímanes, na outra ponta está uma ficha RJ-45 normal.
Esta solução da Sanwa é, na prática, um cabo que se desliga facilmente se for puxado deliberada ou acidentalmente. A gama é composta por cabos com cinco medidas diferentes: 1, 2 ,3, 5 e 10 metros. Tal como na tecnologia MagSafe da Apple, a ideia por trás destes cabos é minimizar os danos ao hardware e também aos utilizadores se alguém tropeça num cabo.
Estes cabos Ethernet são CAT6A, têm 3,8 mm de diâmetro e são compostos por oito núcleos em quatro pares. Os cabos estão certificados para velocidades de transmissão até 10 Gbps a 500 MHz. De acordo com a Sanwa, os cabos têm um isolamento externo macio para facilitar a instalação em esquinas ou mobília.
Estes cabos são ideais para locais onde passe muita gente ou onde haja animais de estimação que possam tropeçar e puxar os cabos sem querer. Outra aplicação é em dispositivos com entradas de rede instaladas em sítios em que seja difícil premir a tradicional patilha das fichas RJ-45 para os desligar.
Os preços começam no 4.180 Ienes (cerca de 25 euros) para a versão com 1 metro e chegam aos 40 euros na versão com 10 metros de comprimento. Não há indicação se a Sanwa vai alguma vez vender estes cabos em lojas fora do mercado japonês, mas é possível encomendá-los na loja online.