Já se sabia há muito tempo que a Microsoft ia apostar forte nas funcionalidades de Inteligência Artificial no Windows 11 e hoje a empresa apresentou os planos para o futuro do sistema operativo, praticamente todos focados em IA.
Estas são as novidades:
Recall (Pré-visualização)
A Recall é uma forma totalmente nova de encontrar algo que o utilizador já tenha visto no PC. Após o anúncio da funcionalidade em Maio, surgiram dúvidas acerca da segurança da funcionalidade. Por isso, a Microsoft decidiu adiar o lançamento para a melhorar.
Agora, os utilizadores vão ter a opção de activar a gravação de instantâneos e, se o fizerem, usarão o Windows Hello para confirmar a presença e desbloquear a experiência do Recall com segurança. O filtro de informações sensíveis, o Recall aplicará filtros sobre informações sensíveis, como detalhes de cartões de crédito ou números de identificação pessoal, precisarem permanecer confidenciais.
A partir de Outubro, os participantes no programa Windows Insider começarão a a poder usar a Recall em PC Copilot+ com CPU Snapdragon. Esta funcionalidade só chegará em Novembro aos Insiders com Copilot+ PC baseados em AMD ou Intel em Novembro.
A Microsoft não indicou uma data concreta para a disponibilização da funcionalidade Recall a todos os utilizadores com Copilot+ PC.
Click to Do (Pré-visualização)
A funcionalidade Click to Do foi concebida para ajudar a simplificar o fluxo de trabalho, colocando magicamente uma sobreposição interactiva no topo do ecrã do PC, permitindo que acções rápidas sugeridas apareçam sobre imagens ou texto. A pedido, o Click to Do liga o utilizador a ferramentas e acções para realizar tarefas, como sugerir ajuda com a Pesquisa Visual com o Bing, desfoque de fundo ou apagar objectos em Fotos ou remover fundos com o Paint. Também auxilia em acções relacionadas com texto, como reescrever, resumir ou explicar texto em linha, abrir num editor de texto, enviar um e-mail (com um endereço de e-mail reconhecido), pesquisas na web e abrir websites (com um URL reconhecido). O Click to Do é sensível ao contexto e acessível a partir de qualquer ecrã de PC Copilot+ – basta premir a tecla Windows e clicar com o rato para encontrar o Click to Do na Ferramenta de Recorte ou no Print Screen para começar.
Pesquisa melhorada no Windows
Com esta nova funcionalidade, será mais fácil encontrar os ficheiros certos, incluindo documentos, definições ou fotos, nos PC Copilot+. Os utilizadores podem usar linguagem natural para encontrarem o que procuram no PC. Deixa de ser necessário lembrar os nomes de ficheiros, localizações de definições ou mesmo de se preocupar com a ortografia. Esta funcionalidade pode ser usada mesmo quando não está ligado à internet.
A pesquisa melhorada será disponibilizada primeiro no Explorador de Ficheiros e será expandida para a Pesquisa do Windows e Definições nos próximos meses.
Super resolução em Fotos
Esta funcionalidade permite fazer upscaling de fotografias de baixa resolução para imagens de alta resolução até 8 vezes o tamanho original sem que fiquem desfocadas ou pixelizadas. Esta funcionalidade aproveita a NPU do processador, por isso não é necessária uma ligação à Internet.
Preenchimento e apagamento generativos no Paint
O Paint (cuja morte já tinha sido anunciada há tempos), vai receber funcionalidades de preenchimento e apagamento generativas. O utilizador só tem de usar a ferramenta para seleccionar o que quiser apagar ou uma zona onde quer colocar um novo objecto.
Lançamento da actualização do Windows 11 2024:
A partir de hoje, a actualização do Windows 11, versão 24H2, começa a ser distribuída para todos utilizadores do Windows 11. Esta actualização inclui novas funcionalidades como o Energy Saver, concebido para prolongar a duração da bateria e reduzir o consumo de energia, mesmo quando o dispositivo está ligado à corrente.
Suporte melhorado para aparelhos auditivos com Bluetooth LE Audio, com novas capacidades para controlar predefinições de áudio, sons ambiente e melhorias na experiência.
Compatibilidade com Wi-Fi 7, que oferece mais velocidade, fiabilidade e eficiência de ligação.
Melhorias de funcionamento e interface gráfica na Barra de Tarefas e Explorador de Ficheiros e nas Definições