A plataforma de inteligência artificial da Apple, que se vai estrear em todos os iPhone 16 e nos 15 Pro e Pro Max, vai mesmo ficar disponível em português. O anunciou foi feito pela empresa numa actualização ao comunicado de imprensa que tinha sido publicado no seu site a 9 de Setembro.
O facto de a Apple Intelligence ficar disponível em português (provavelmente, do Brasil, o que vai acontecer «ao longo de 2025») não é, por si só, uma confirmação de que este serviço vai ficar disponível na Europa durante o próximo ano, apenas que este será um dos idiomas desta IA.
Na apresentação de 9 de Setembro, a Apple tinha confirmado que a primeira língua da Apple Intelligence seria o inglês dos EUA, em versão Beta. Depois, em Dezembro, chega o inglês da Austrália, Reino Unido, Canadá, Nova Zelândia e África do Sul.
Na altura a Apple disse que estava a trabalhar para ter mais idiomas e confirmou o chinês, o espanhol, o francês e o japonês para 2025 (imagem em cima). Agora, nesta actualização, a empresa juntou mais sete línguas, entre as quais o português: inglês (Índia), inglês (Singapura), alemão, italiano, coreano e vietnamita.
Neste momento, a Apple Intelligence não está autorizada na Europa, devido às regas da Lei dos Mercados Digitais.