Este Verão fica marcado pela chegada da «monitorização detalhada dos incêndios florestais na ‘Pesquisa’ e nos ‘Maps’ da Google» em Portugal. A empresa anunciou o alargamento desta funcionalidade (que até agora estava apenas nos Estados Unidos, Austrália, Brasil, Argentina, Chile e México) a quinze países da Europa e África.
A Google diz usar IA para mostrar esta informação, que se centra nos limites dos fogos, recorrendo ainda a «alertas e recursos que disponibilizam informação às pessoas que estão perto de um incêndio florestal como se manterem seguras».
Segundo a marca, a tecnologia de IA usada para mostrar estes dados é «treinada com base em múltiplas fontes de dados, incluindo uma grande variedade de conjuntos de dados de imagens de satélite». Uma das características principais desta nova funcionalidade tem que ver com o facto de as notificações sobre fogos se «sobreporem sobre as direcções de condução dos Mapas».
Sobre o facto de esta informação ter chegado agora a estes países, a Google justifica a decisão com o facto de terem sido regiões «afectadas por incêndios florestais nos últimos Verões».
Para já, a app Maps, apesar de já ter a opção ‘Incêndios florestais’ no menu ‘Camadas’, não mostra qualquer incêndio activo em Portugal, apesar de o site Fogos.pt contabilizar, pelo menos treze incidências, na altura em que escrevemos este artigo.