Entre 19 e 21 de Abril, a Fundação Champalimaud volta a receber uma edição do TecStorm, um hackathon e competição de empreendedorismo, tecnologia e ciência dedicado a estudantes organizado pela Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico (Junitec).
A edição de 2024 (a nona, cujo lema é ‘From Concept to Creation’) traz uma novidade: o evento começa com o Startup Day. A ideia passa por reunir «nove startups nacionais para apresentar demos dos seus produtos em quatro áreas distintas: ‘Saúde’, ‘Conectividade’, ‘Energias’ e ‘Mobilidade’».
Como convidada especial, estará a Unbabel, que leva à Fundação Champalimaud o seu projecto Halo, uma inovação que se «assemelha a ‘telepatia’ e que vem revolucionar a área da comunicação, especialmente para doentes de esclerose lateral amiotrófica», descreve a Junitec.
As restantes startups que, dia 19 de Abril, apresentam projectos seus na abertura do TecStorm são a iLof (medicina personalizada), a Connected (conectividade a partir do Espaço), a Nortech.AI (IA na indústria marítima) e a Cleanwatts (tecnologia climática para energia verde).
Nesta lista de startups, estão ainda a Asistobe (optimização dos serviços de transportes públicos das cidades com IA e big data), a Urban Motion (fiscalização e gestão de contraordenações de estacionamento) e a Windcredible (turbinas eólicas portáteis).
O StartUp Day do TecStorm 2024 é aberto ao público e gratuito, mas é preciso fazer uma inscrição prévia. Lembre-se que, este ano, este hackathon vai mostrar 28 projectos: daqui sairão quatro vencedores, que ganharão dez mil euros em prémios.