Startup portuguesa Neuraspace ajuda lituana NanoAvionics a evitar colisões com satélites

O sistema de gestão de tráfego espacial da startup nacional é baseada em inteligência artificial.

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 1 min
©Nanoavionics

A Neuraspace, criada em 2020 por Nuno Sebastião (CEO da Feedzai) e liderada por Chiara Manfletti (ex-presidente da Agência Espacial Portuguesa), foi a empresa escolhida pela fabricante lituana NanoAvionics para implementar uma solução de gestão de tráfego espacial (GTE).

Esta tecnologia da Neuraspace será usada pela NanoAvionics para fazer «análise de colisões, planeamento de manobras e melhoria da sustentabilidade espacial do pacote de lançamento/fase inicial da órbita e operações». A empresa lituana poderá, assim, começar a fazer «operações automatizadas de naves espaciais, garantindo a protecção permanente dos seus bens».

O sistema de gestão de tráfego espacial da startup nacional é baseada em inteligência artificial e permite evitar colisões de detritos espaciais com satélites, assim como optimizar as trajectórias. Isto permite, entre outras vantagens, «minimizar as interrupções da missão» e, a mais óbvia, «prolongar a vida útil do satélite».

Lembre-se que a GTE da Neuraspace foi desenvolvida no âmbito do projecto AI Fights Space Debris, financiado pelo PRR com 25 milhões de euros. Além da startup, fazem parte desta iniciativa GMVIS Skysoft, S.A, Instituto Pedro Nunes, Universidade de Coimbra, IST e Universidade Nova de Lisboa – FCT.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version