Projecto tecnológico sobre ciclovias de Lisboa vence a edição portuguesa do ESRI Young Scholars Award

O Dashboard CicLisboa é um roteiro para percorrer as ciclovias da capital que inclui «cinco itinerários cicláveis, com diferentes pontos de interesse».

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min
©Miguel Pires / CicLisboa

A edição nacional do ESRI Young Scholars Award, que tem como objectivo distinguir o trabalho de «alunos do ensino superior e investigadores nas áreas das Ciências Geoespaciais», foi ganha por Miguel Pires, com o projecto CicLisboa.

O estudante, que frequenta o segundo ano da licenciatura de Engenharia Geoespacial da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, desenvolveu um roteiro para percorrer as ciclovias da capital que inclui três tipos de itinerários cicláveis, com vários pontos de interesse: ‘Urbanos’, ‘Verdes’ e ‘Panorâmicos’.

Este projecto, que assume o formato de um dashborad, foi criado com recurso a dados SIG (sistemas de informação geográfica) da plataforma ArcGIS da ESRI; basicamente, Miguel Pires usou esta informação como base para depois incluir a sua selecção de viagens e locais para visitar. O resultado pode ser visto aqui.

©FCUL | Miguel Pires é aluno da licenciatura de Engenharia Geoespacial da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

«O meu primeiro desafio/motivação é aproximar os SIG da sociedade, uma vez que têm como objectivo tratar informação complicada e permitir a sua visualização de forma simples. Isto é uma vantagem, porque qualquer pessoa pode visualizar essa informação de forma intuitiva», justifica Miguel Pires.

O estudante de Engenharia Geoespacial vai, agora, apresentar o CicLisboa nas competições internacionais ESRI User Conference e na Education Summit, que acontecem em Junho, na Califórnia (EUA).

Esta é a terceira vez em seis meses que este projecto ganha um prémio. Os dois primeiros tinham sido em Outubro, no Dashboard Challenge 2023: ‘Melhor Visualização’ e ‘Melhor Storytelling’.

Etiquetas:
Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version