Mobile World Congress: seis inovações que nos chamaram a atenção em Barcelona

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 6 min
©PCGuia

A feira de tecnologia dedicada a mobilidade já foi mais rica em novidades – já são menos as marcas que usam o Mobile World Congress para anunciar novos produtos.

Muitos são anunciados com vários dias (ou meses) de antecedência ou em eventos paralelos, para concentrar as atenções numa marca – foi o que aconteceu, por exemplo, com a Honor e o seu Magic6 Pro ou a Nothing, com o (2a).

Contudo, a feira de Barcelona continua a uma boa montra para ver conceitos de novos smartphones, gadgets e tecnologias, embora alguns não tenham data de lançamento prevista ou não cheguem à Europa. Esta é a nossa selecção de seis inovações, feita depois de dois dias de visita ao Mobile World Congress.

1 – Lenovo Adaptive Display


Este é um dos casos em que uma marca anuncia uma novidade meses antes do MWC, mas usa a esta feira para a promover ainda mais. Mostrado no Lenovo Tech World, em Outubro de 2023, este telefone pode transformar-se numa pulseira.

Ainda sem um nome pomposo – a Lenovo chama-lhe apenas ‘Adpative Display Concept’ – este smartphone tem um ecrã FHD+ pOLED de 6,0 polegadas que pode ser «dobrado e moldado em diferentes formas», como em ‘L’ ou em ‘V’ em cima de uma mesa. Esta marca mostrou ainda um computador com ecrã transparente, igualmente um protótipo.
Preço: nd
Data de chegada ao mercado: nd

2 – Xiaomi SU7


Numa altura em que Portugal começa a ser “invadido” por marcas chinesas de automóveis eléctricos e não só (BYD, MG, Geely, DongFeng, Aiways), a procura por opções deste género começam a tornar-se normais. A Xiaomi também quer entrar neste mundo e, em 2023, anunciou o seu automóvel 100% eléctrico, o SU 7.

No MWC 2024, a marca chinesa mostrou pela primeira vez na Europa o seu modelo, com um design que faz lembrar o cruzamento entre um Tesla, um Porsche e um Aston Martin. Com uma autonomia de 800 km, o SU 7 traz um sistema de infoentretenimento com sistema operativo HyperOS, processador Snapdragon 8295 e um ecrã 3K de 16,1 polegadas.
Preço: 2024 (só na China)
Data de chegada ao mercado: 50 mil euros (previsto)

3 – Orbic eBike 5G


Já todos sabemos que há bicicletas eléctricas e automóveis com ecrãs que parecem tablets – mas, e bicicletas elétricas com um ecrã que parece um tablet, conectividade 5G e IA? É isto mesmo que caracteriza a Orbic eBike 5G.

Este modelo pode atingir uma velocidade de 45 km/h, tem um sensor com IA na traseira (além de uma câmara de 2 MP) que consegue detectar objectos ou outros veículos e uma câmara frontal de 64 MP e um ecrã táctil de sete polegadas, que nos dá todas as informações sobre o desempenho desta bicicleta.
Preço: nd
Data de chegada ao mercado: nd

4 – ZTE Nubia Music


É um smartphone ou um leitor de música? Como acontecia antigamente com os XpressMusic da Nokia, é uma mistura dos dois. Esta marca da ZTE tinha um destes modelos expostos no MWC, entre estes, um com uma traseira inspirada nos quadros de Mondrian.

Na traseira, onde outros têm três ou quatro câmaras, o Nubia Music mete um grande altifalante que a marca diz ter um volume 600% maior que o habitual. A isto junta-se a tecnologia áudio DTS:X Ultra, duas entradas jack de 3,5 mm, bateria de 5000 mAh, ecrã de 6,6 polegadas e uma interface gráfica que mostra um vinil a tocar os nossos MP3.
Preço: 150 euros
Data de chegada ao mercado: Março/Junho 2024

5 – Tecno Pova 6 Pro


Os smartphones para gaming, ainda que o conceito seja mais um argumento de marketing que outra coisa, não têm de ser pesados e custar muito mais de mil euros. A marca chinesa Tecno provou isso mesmo no MWC 24 com este Pova Pro 6.

Com uma traseira “cortada” por iluminação LED, temos aqui um modelo com um ecrã AMOLED de 6,68 polegadas (120 Hz), um CPU Mediatek Dimensity 6080, uma GPU Mali-G57 MC2 e uma câmara de 108 MP. Na mão, parece uma penam tendo em conta o que é habitual nos ROG Phones da vida: tem só 198 gramas.
Preço: 150 euros
Data de chegada ao mercado: Março de 2024

6 – T-Mobile AI Phone


Nesta lista, só faltava mesmo um smartphone que tivesse um claro chavão de IA. Este protótipo da operadora alemã T-Mobile começa logo por avisar: como não tem apps instaladas, tocar em menus para reservar voos ou um restaurante é para esquecer.

Este modelo acaba por ser um pouco como o AI Pin ou o Rabbit R1: basicamente funciona com instruções de voz para fazer este tipo de reservas online ou até mesmo para encomendar brinquedos pela Amazon, como a marca nos demonstrou. Uma coisa é certa: se este conceito for mesmo para a frente, as lojas de apps têm os dias contados.
Preço: nd
Data de chegada ao mercado: nd

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version