IA num PC só com um NPU capaz de chegar aos 40 TOPS

Esta semana, a Intel e a Microsoft definiram concretamente os requisitos mínimos para que um computador seja considerado um 'AI PC' e possa executar localmente algumas funcionalidades do Copilot.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
Imagem - Intel

O conceito de ‘AI PC’, ou PC com inteligência artificial, é a grande novidade da indústria dos computadores pessoais para 2024. Um ‘AI PC’ é um computador que é capaz de desempenhar várias tarefas relacionadas com IA sem a necessidade de aceder a servidores externos. Já é certo que a Microsoft vai integrar várias funcionalidades de IA no Windows, mas é necessário que os CPU consigam aguentar a maior exigência de processamento para que essas funcionalidades possam ser usadas localmente.

Por isso, os principais fabricantes de chips já começaram a posicionar os seus produtos para este mercado. O primeiro foi a Intel com os novos Core Ultra, que incluem um NPU (Neural Processing Unit) para acelerar as tarefas relacionadas com IA. Mas ainda não havia uma definição oficial para a capacidade de processamento necessária para que um computador seja considerado um ‘AI PC’. Até agora.

Esta semana, a Microsoft e a Intel definiram concretamente o que é um ‘AI PC’, o que dá aos fabricantes de PC instruções precisas para a construção dos seus próprios produtos. De acordo com uma notícia publicada no site Tom’s Hardware, o requisito principal para esta certificação é a presença de um conjunto de CPU com NPU, que seja capaz de ter um desempenho mínimo de 40 TOPS (Trillions of Operations per Second).

Imagem – Intel

Segundo a Intel, com este nível de desempenho, software como o Copilot da Microsoft pode ser executado directamente no computador, dispensando do acesso à Internet. No entanto, em declarações ao Tom’s Hardware, a Intel diz que isto só será possível com chips da “próxima geração” como os Arrow Lake e Lunar Lake, que devem chegar ao mercado ainda este ano.

A Intel e a Microsoft dizem que, para além dos novos CPU, um ‘AI PC’ também tem de ter a nova tecla Copilot.

Apesar de esta definição ter sido anunciada agora, os ‘AI PC’ só devem começar a serem vendidos depois do lançamento de novos chips, porque os CPU com NPU actuais da Intel e AMD não conseguem chegar aos 40 TOPS. Os CPU para portáteis da AMD chegam aos 39 TOPS e os Intel aos 34 e ainda não estão disponíveis chips de ambas as marcas com NPU para computadores desktop.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version