Bard muda de nome para Gemini, vai ter uma app dedicada e uma versão avançada com subscrição

Os rumores confirmam-se: o chatbot Bard da Google muda de nome para Gemini e vai substituir o Assistente da Google.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 6 min
Imagem - Google

As notícias que davam conta que a Google ia mudar o nome do chatbot com inteligência artificial Bard para Gemini e que estava prestes a ser disponibilizado sob a forma de uma aplicação móvel dedicada para Android e iOS confirmaram-se. A partir de hoje a IA da Google tem um novo nome, uma aplicação móvel dedicada e também vai ter um novo nível de serviço com subscrição chamado Gemini Advanced que usa a versão mais poderosa do modelo Gemini, o Ultra 1.0.

De acordo com Sissie Hsiao, a directora da divisão do Gemini, a mudança de nome reflecte a família de modelos de IA mais capazes da Google. O lançamento de uma aplicação dedicada para Android e a integração do Gemini na app Google em iOS serve, segundo a representante da Google, para ajudar os utilizadores a acederem mais facilmente a esta tecnologia e para criar novas experiências de interacção.

Gemini Advanced

O novo nível de serviço por subscrição Gemini Advanced permite usar o modelo Ultra 1.0, actualmente o mais poderoso concebido pela Google. Segundo a empresa, o Ultra 1.0 é mais capaz na resolução das tarefas mais complexas como programação, raciocínio lógico, seguir instruções menos precisas e colaborar em projectos criativos. Para além disto, permite ter conversas mais longas e detalhadas e entender melhor os contextos das perguntas e comandos dados pelos utilizadores.

Um dos exemplos dados durante a apresentação do Gemini Advanced, foi o da criação de um tutor pessoal que gera instruções passo a passo, questionários e discussões personalizadas de acordo com o estilo de aprendizagem.

Sissie Hsiao disse também que, a médio prazo, serão adicionadas novas funcionalidades multimodais, mais capacidades de programação e a possibilidade de se fazerem de análises de dados mais profundas.

O Gemini Advanced vai estar disponível a partir de hoje em mais de 150 países, mas apenas se podem dar comandos e fazer perguntas em inglês.

Como já foi mencionado, o Gemini Advanced só vai poder ser usado através do pagamento de uma assinatura mensal e, para tal, a Google criou o plano IA Google One Premium que custa 21,99 € por mês com um período de avaliação gratuito de dois meses. Para além do acesso ao modelo de IA mais avançado, este novo plano tem todos os benefícios do plano Google One Premium existente, como 2 TB de armazenamento e acesso ao Google Photos Premium. Além disso, os assinantes IA Premium vão poder, em breve, usar o Gemini no Gmail, Docs, Slides, Sheets e muito mais (anteriormente conhecido como Duet AI).

A aplicação Gemini

A Google vai disponibilizar também uma aplicação dedicada para o Gemini em Android e acrescentar as mesmas funcionalidades à app Google para iOS.

Com a app Gemini no telefone, os utilizadores podem escrever, falar ou adicionar uma imagem para todos os tipos de ajuda enquanto estão em movimento: podem tirar uma fotografia do pneu furado e pedir instruções, gerar uma imagem personalizada para um convite para um jantar ou pedir ajuda para escrever uma mensagem de texto difícil.

Se descarregar a aplicação Gemini para Android ou fazer log in através do Google Assistente poderá aceder a ele a partir da aplicação ou a partir de qualquer outro lugar onde normalmente activa o Assistente Google – pressionando o botão ligar/desligar ou deslizando o canto em telefones seleccionados ou através do comando “Ok Google.”

Isto permite uma nova experiência de sobreposição que proporciona um acesso mais fácil ao Gemini, bem como obtenção de ajuda contextual directamente no ecrã – para que possa, por exemplo, gerar uma legenda para uma foto que acabou de tirar ou fazer perguntas sobre um artigo que estiver a ler. Muitas funcionalidades de voz do Assistente Google estarão disponíveis através da aplicação Gemini – incluindo definir temporizadores, fazer chamadas e controlar os dispositivos domésticos inteligentes.

No iOS, o acesso ao Gemini será feito através da aplicação Google. Basta tocar no botão Gemini e conversar com o Gemini criar imagens personalizadas, obter ajuda para escrever conteúdos para redes sociais e até mesmo planear uma saída à noite directamente a partir da aplicação Google.

O Gemini começa a ser disponibilizado, a partir de hoje, para telefones Android e iOS nos Estados Unidos e em inglês num processo que estará concluído ao longo das próximas semanas. A partir da próxima semana, passará a ser possível aceder-lhe em inglês em mais locais e em Japonês e Coreano, com mais países e idiomas em breve.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version