O Windows 11 foi encolhido para apenas 100 MB, mas perdeu as janelas

Para se conseguir reduzir o espaço ocupado pelo Windows 11 foram retiradas todas as funcionalidades gráficas e ficou apenas a linha de comandos.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
Imagem - NTDEV

Depois de ter conseguido criar o Tiny11, a mais pequena instalação funcional do Windows 11, NTDEV quis fazer algo diferente com o mais recente sistema operativo da Microsoft. Seguindo uma sugestão de um seguidor, o programador quis descobrir até onde conseguiria reduzir o espaço ocupado pelo Windows 11 mantendo a capacidade de fazer arrancar e funcionar o computador.

O resultado desta experiência é uma imagem do sistema operativo mais ou menos funcional que ocupa menos de 100 MB. Para conseguir esta redução de espaço impressionante foi removida a interface gráfica ficando apenas a linha de comandos, como nos velhos tempos do MS-DOS. A Microsoft começou a despromoção da interface de texto com o Windows 95, mas, mesmo sem janelas, o Windows 11 pode continuar a chamar-se Windows.

A inspiração para levar a cabo esta redução foi um projecto da Microsoft denominado ‘MinWin’, que serviu para criar um conjunto minimalista de componentes do Windows Vista, e mais tarde do Windows 7, que funcionavam como a experiência de utilização básica do sistema operativo. NTDEV chamou a este pequeno sistema operativo ‘NT-DOS’.

O ‘NT-DOS’ arranca para um simples prompt e funciona apenas através da introdução de comandos em texto. Apesar de suportar alguns ficheiros batch rudimentares, o “micro Windows” consegue oferecer algumas funcionalidades de multitarefa.

Há bastante tempo que NTDEV tem vindo a fazer alterações ao Windows. Com o Tiny11, este programador conseguiu reduzir o espaço ocupado por uma instalação padrão do Windows 11 (que é de 64 GB) para apenas 2 GB e conseguiu instalar uma versão live do sistema operativo numa pen USB com 4 GB de capacidade e executá-lo a partir da memória de uma placa gráfica GeForce RTX 3050. Outro projecto de NTDEV, denominado Winception, conseguiu levar a virtualização de várias instalações do Windows umas dentro das outras a um nível sem precedentes.

Ao contrário do Tiny11, o NT-DOS ainda não está disponível para download. NTDEV explica no seu blogue que os seus projectos “nascem do aborrecimento” por um programador que conhece bem a forma como os sistemas operativos Windows funcionam ao nível mais básico. O Tiny10 e Tiny 11 foram as criações mais user-friendly de NTDEV e estão disponíveis para download para quem quiser experimentar um Windows sem todo o peso excessivo das instalações padrão do sistema operativo.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version