AMD pode mudar o nome dos modelos para portáteis dos CPU Zen 5 com IA

A AMD pode reafirmar a sua aposta na inteligência artificial com uma mudança de nome dos novos CPU Zen 5 para portáteis.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
Imagem - AMD

É sabido que a Microsoft está a fazer uma grande aposta nos chamados ‘AI PC’ para aliciar os utilizadores a mudarem para computadores mais recentes e claro que os parceiros que fabricam o hardware também estão. A AMD já lançou os processadores Ryzen Pro 8000 e Ryzen Pro 8040, baseados na arquitectura Zen 4, que trazem um NPU para os primeiros ‘AI PC’. Para reflectir a aposta na inteligência artificial, a empresa de Santa Clara vai mudar os nomes dos novos processadores para portáteis Zen 5.

A informação foi publicada na rede social X pelo utilizador @harukaze5719, e revela as características técnicas de alguns novos modelos de computadores portáteis da Asus que parecem mostrar o novo nome da próxima geração de processadores Zen 5 da AMD com IA. De acordo com esta informação, o novo Asus VivoBook S16 pode usar um processador AMD Ryzen AI 9 HX 170 que tem 12 núcleos que podem chegar a uma velocidade máxima de 5,1 GHz. A informação também indica que os novos CPU têm até 36 MB de cache e um desempenho de 77 TOPS.

Se a informação estiver correcta, os processadores para portáteis Zen 5 vão incluir, pela primeira vez, a sigla ‘AI’ no nome, provavelmente para os distinguir dos modelos mais antigos. A nova nomenclatura serve para indicar que os chips da próxima geração incluem capacidades de IA melhoradas, incluindo um NPU e outras optimizações. O novo nome também denota a classe de processador (U, H ou HX) e inclui um componente numérico para indicar o nível do produto.

A informação divulgada agora não revela os nomes ou pormenores de outros modelos, mas é possível que a AMD use a sigla AI na maioria dos modelos de processadores da próxima geração. Se for o caso, podem ser lançados novos portáteis com CPU Ryzen AI 5, Ryzen AI 7 e Ryzen AI 9.

Nem a AMD, nem a Asus, confirmaram oficialmente a nova linha de processadores AI, mas é provável que sejam divulgadas mais novidades na Computex 2024, que se realiza em Taiwan no início de Junho.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version