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A ler: O combate do YouTube aos filtros de anúncios pode violar legislação de protecção da privacidade
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PCGuia > Notícias > Internet > O combate do YouTube aos filtros de anúncios pode violar legislação de protecção da privacidade
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O combate do YouTube aos filtros de anúncios pode violar legislação de protecção da privacidade

A restrição ao uso de bloqueadores de publicidade imposta pelo YouTube pode ir contra as leis de protecção da privacidade online da UE.

Pedro Tróia
Publicado em 8 de Novembro, 2023
Tempo de leitura: 4 min
YouTube_Ecra
Foto de NordWood Themes na Unsplash

No mês passado, o YouTube intensificou a campanha contra a utilização de software que bloqueia, ou inibe, a reprodução de anúncios antes e durante os vídeos que foram publicados na plataforma. Mas alguns especialistas afirmam que esta iniciativa pode ir contra a legislação de protecção de privacidade online que está em vigor na União Europeia.

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Em Outubro, um destes especialistas, Alexander Hanff, deu entrada de uma queixa na Irish Data Protection Commission (DPC) relacionada com este assunto. Segundo Hanff, o sistema usado pelo YouTube para detectar a existência de um software de bloqueio de anúncios é em si uma violação das leis europeias que protegem a privacidade dos utilizadores, acusação negada pelo Google.

A luta contra a detecção de bloqueadores de anúncios não é um assunto novo, mas o facto de o YouTube ter iniciado um esforço global nesse sentido renovou o interesse neste tema. A detecção da existência deste género de software é feita através do download de um script JavaScript que detecta se foram feitas alterações à página em questão ou se os elementos necessários para carregar a publicidade estão a ser bloqueados.

YouTube

Embora, inicialmente, o YouTube ter dito que a detecção de bloqueadores de anúncios era “uma experiência”, mais tarde acabou por confirmar que estava a aumentar os esforços para o fazer. Em resultados disto, muitos utilizadores deixaram de poder ver vídeos que estão na plataforma. Em vez do vídeo, o YouTube mostra um ecrã que pede aos utilizadores para permitirem a reprodução de publicidade ou subscreverem o YouTube Premium.

De acordo com uma notícia da revista Wired, o resultado desta iniciativa do YouTube é um recorde na instalação e desinstalação sucessivas de programas deste tipo por parte dos utilizadores num esforço de encontrar um bloqueador de anúncios que não seja detectado pelo YouTube. Por outro lado, o YouTube continua a afirmar que a utilização deste tipo de software vai contra os termos de utilização da plataforma e impede os criadores de conteúdos de ganharem dinheiro com a publicidade.

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Em 2016, Alexander Hanff já tinha pedido um esclarecimento à Comissão Europeia em relação à legalidade da utilização de scripts que detectam a utilização de bloqueadores de anúncios. A Comissão confirmou que estes scripts têm também de cumprir o artigo 5.1 da directiva de privacidade de dados, que requer que os sites peçam o consentimento dos utilizadores antes de guardarem ou acederem a informação (como é o caso dos cookies) em qualquer dispositivo. De acordo com o esclarecimento da Comissão Europeia: “O Artigo 5 também se aplica ao acto de guardar scripts nos dispositivos dos utilizadores para detectar se estão a usar bloqueadores de publicidade.”

Em 2017, a Comissão Europeia suavizou esta medida com a reforma da lei de protecção de privacidade, indicando que os sites deviam poder verificar a utilização de bloqueadores de anúncios sem o consentimento dos utilizadores.

Se a Comissão Europeia chegar à conclusão que o sistema de detecção de software de detecção de anúncios do YouTube viola as directivas de protecção de privacidade, a plataforma pode ser multada e obrigada a alterar esta funcionalidade.

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Etiquetas:Ad BlockerBloqueador de anunciosYouTube
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