O YouTube está a intensificar a luta contra a utilização de aplicações de bloqueio de anúncios para deixar de ver publicidade na plataforma. Uma representante do serviço disse ao Insider que o YouTube lançou uma iniciativa em todo o mundo a pedir aos utilizadores que usam estas aplicações para permitirem a visualização de publicidade ou optar pela versão paga que não mostra anúncios. A mesma pessoa acrescentou que a utilização destas aplicações é uma violação dos termos de serviço do YouTube
Segundo a porta-voz: “A publicidade torna possível a existência de um ecossistema de criadores em todo o mundo e permite a milhares de milhões de pessoas acederem aos seus conteúdos favoritos no YouTube.”
O YouTube começou a experimentar com a limitação da visualização de vídeos de quem usa um bloqueador de anúncios em Junho, mostrando avisos a vários utilizadores que diziam que o reprodutor iria parar de funcionar ao fim de três vídeos se o bloqueador não fosse desligado ou se o utilizador não optasse por pagar o serviço.
Vários utilizadores têm recorrido à rede social X e ao Reddit para protestar e partilhar dicas para ultrapassar o sistema de detecção de bloqueadores de publicidade do YouTube através da utilização de extensões para os browsers e outras alterações. Outros dizem que, se cederem aos desejos do YouTube, pode levar ao banimento completo dos bloqueadores de publicidade.
A eliminação dos bloqueadores de publicidade é uma forma prática de aumentar a facturação de publicidade no Google e no YouTube. Tal como aconteceu com a proibição de partilha de contas no Netflix, com esta estratégia o YouTube pode perder utilizadores, mas o que é certo é que a facturação vai subir porque alguns utilizadores de bloqueadores de publicidade vão optar por desbloquear o YouTube e outros vão optar por pagar.