Fait divers

Ver o Threads tomar o caminho do Fediverso será talvez o melhor fait divers desta silly season.

Por: António Simplício
Tempo de leitura: 3 min
©Meta

Ainda é tempo disso, não é? De silly season et fait divers. Nesta área, então, desde que o Elon Musk adquiriu o ex-Twitter e o transformou num ‘X’ que, por aqui e pelo que se tem visto, poderíamos afirmar que é símbolo da incógnita em que a plataforma se está a transformar ou, se formos românticos, da homenagem de Musk ao primogénito, que teve com a artista Grimes. Mas também poderá ter origem no nome do modelo da Tesla ou no tamanho da pancada que o sujeito parece ter com a letra ‘X’ e que será directamente proporcional à sua genialidade (ou saudável loucura?) e à sua capacidade de fazer dinheiro.

Só por este debacle pós-aquisição do Twitter por Musk, e por tudo o que se seguiu, se justificará a imediata aposta e lançamento do Threads, pela Meta. E, se à data que escrevo ainda não temos a app no País, a verdade é que esta se tornou a aplicação com o maior número de downloads e utilizadores na semana de lançamento. Em menos de 24 horas, ter-se-ão registado trinta milhões de utilizadores e, ao quinto dia, contava com mais de cem milhões. Ao sétimo, tal como Deus no processo de criação, descansou. Ao que parece, recentemente, o engament caiu 79% e, com esse declínio, o abandono das receitas publicitárias provenientes marcas relevantes.

Se a ligação do Instagram favoreceu a adesão, a verdade, creio, é que o perfil de utilizador do X, e do conceito associado ao micro blogging, é fundamentalmente diferente do Instagram. Por outro lado, os passos dados pelo Threads no sentido descentralizar a plataforma, permitindo a ligação a um perfil no Mastodon (uma rede social open-source que corre nos servidores dos utilizadores), e através de links rel=me verificar a identidade dos utilizadores, pode ser a chave que alavanca os utilizadores mais resistentes ou mais desconfiados.

O universo político mundial sempre se associou ao Twitter e teve-o como uma plataforma independente, segura, estável. Musk e os seus delírios não parecem prometer isso. Bem pelo contrário.

Ver o Threads tomar o caminho do Fediverso será talvez o melhor fait divers desta silly season.

Seguir:
Get mobile on tech, on Sports and if you can…travel light.
Exit mobile version