Euro em formato digital

Apesar de prometerem que esta nova moeda será robusta, não volátil como as outras criptomoedas e que será anónima (como tal, teremos a nossa privacidade protegida), acho que estão a prometer algo que nunca conseguiram cumprir.

Por: André Rosa
Tempo de leitura: 1 min

O Banco Central Europeu apresentou a sua investigação sobre a possibilidade de existir uma versão digital do Euro e a Comissão Europeia apresentou o primeiro rascunho da lei que o vai permitir.

Com esta medida, o Banco Central Europeu reponde às criptomoedas, em geral, e à Bitcoin, em particular. É uma tentativa de criar a primeira moeda digital centralizada, mas mostra que não percebe o porquê do sucesso/fenómeno Bitcoin. É a descentralização destas moedas que as torna interessantes – isto elimina a necessidade de intermediários para a circulação da mesma. Transformar as criptomoedas em moedas centralizadas não resolve o problema que as mesmas se propunham a corrigir.

Isto ainda está no princípio, por isso vamos ver no que vai dar. Ainda assim, apesar de prometerem que esta nova moeda será robusta, não volátil como as outras criptomoedas e que será anónima (como tal, teremos a nossa privacidade protegida), acho que estão a prometer algo que nunca conseguiram cumprir. Estou curioso para ver como vão implementar este projecto e cá estarei para o criticar ou elogiar conforme a sua implementação.

Seguir:
Eu sou empreendedor, programador de apps mobile e de backends php e político. Fundador e Secretário Geral do Partido Pirata Português e Co-Fundador da Simdea.pt. Sou apaixonado pelo que faço, e adoro ajudar as pessoas. Nada é mais gratificante do que fazer parte de uma equipa com interesses semelhantes.
Exit mobile version