PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Criadores vs. YouTube
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Opinião > O Que Vem à Rede > Criadores vs. YouTube
O Que Vem à RedeOpinião

Criadores vs. YouTube

Se pensarmos que o lema original da Google era ‘Don't’ be evil’, até dá alguma vontade de rir.

Alexandre Gamela
Publicado em 23 de Setembro, 2023
Tempo de leitura: 3 min
Christian Wiediger/Unsplash

O YouTube é capaz de ser a plataforma mais esquizofrénica que existe e está a levar alguns criadores à loucura. Bem-vindos ao lamaçal que se tornou a criação de conteúdos e ao mundo kafkiano das regras que protegem os interesses de uns, mas não das pessoas que fazem com que o YouTube seja relevante.

- Publicidade -

Um dos meus canais de YouTube favoritos é o Venus Theory, um moço rabugento de bigode que fala de música e de criatividade. Para ilustrar uma ideia – como todos os outros YouTubers – usou um excerto de um vídeo que, neste caso, era de um canal informativo e que está disponível no YouTube sem restrições, monetizado e com cerca de onze milhões de visualizações. Mas, no caso dele, foi assinalado por apresentar violência extrema.

A consequência imediata foi a desmonetização do conteúdo mas, a longo prazo os efeitos podem ser mais pesados. Todos os criadores do YouTube que vivem sob a escravatura do algoritmo sabem que qualquer desvio à norma pode afectar a visibilidade, quer do vídeo, quer do canal. E, se o YouTube quer conteúdos de qualidade criados por pessoas que se dedicam a tempo inteiro à sua produção, não pode penalizar quem faz do YouTube a plataforma mais visitada da Internet.

As regras do YouTube são tão ridículas que, de cada vez que o Venus Theory usa uma música da sua autoria, recebe uma notificação de violação de direitos de autor com possibilidade de ver o seu vídeo desmonetizado – isto é o mesmo que dizer que não recebe o seu quinhão dos lucros. Não é como se tivesse usado a Stairway to Heaven como música de fundo – aí, arriscava-se a levar com um par de calças de cabedal do Jimmy Page, usadas sem roupa interior nos anos setenta, na cara. Ou ver o canal cancelado.

Resolver a questão com o YouTube é uma aventura inspirada nas obras de Kafka e passada num labirinto de Escher. Se pensarmos que o lema original da Google era ‘Don’t’ be evil’, até dá alguma vontade de rir.

Como ficou o Venus Theory? Procurem ‘So YouTube Destroyed My Last Video’ no seu canal e vejam. Vale a pena.

- Publicidade -
- Publicidade -
Etiquetas:CriadoresGoogleOpiniãoYouTube
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©Freepik | Inteligência Artificial
O Que Vem à RedeOpinião

A prisão invisível

Tempo de leitura: 3 min
Há Uma App Para TudoOpinião

Ó meu Santo António

Tempo de leitura: 2 min
©Siva Photography | ChatGPT
Há Uma App Para TudoOpinião

Quem alimenta a máquina?

Tempo de leitura: 2 min
Windows_11
O Que Vem à RedeOpinião

Mudar não é (sempre) ganhar

Tempo de leitura: 3 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}