OpenSuse: os primeiros passos

Neste primeiro artigo de uma série sobre o OpenSuse vamos explorar as vantagens e desvantagens das versões Leap e Tumbleweed, dar recomendações e explicar cuidados a ter, antes de decidir qual a versão instalar.

Por: André Paula
Tempo de leitura: 7 min

O OpenSuse é apoiado pela OpenSuse Project, uma comunidade de programadores e entusiastas que trabalham em estreita colaboração com a Suse LLC. Esta é uma empresa líder em soluções de software empresarial, fundada em 1992, e tem sido uma participante activa na comunidade de código aberto, contribuindo significativamente para projectos como o kernel Linux e o sistema de gestão de pacotes RPM.

A Suse LLC tem como objectivo oferecer aos utilizadores uma experiência de sistema operativo actualizado e em constante evolução, adequado para uma ampla gama de utilizações. Apesar de não ser uma distribuição tão popular como o Ubuntu, todos conseguem tirar partido das suas ferramentas avançadas de automação e gestão de sistemas, mesmo tendo uma curva de aprendizagem maior. As principais versões são a Leap e a Tumbleweed.

Leap vs. Tumbleweed
A principal diferença entre a Leap e o Tumbleweed é o seu modelo de lançamento. O da Leap é estável e de longo prazo, enquanto o da Tumbleweed é do tipo ‘rolling release’. Na Leap, as actualizações de software são disponibilizadas em grandes lançamentos, geralmente com um ciclo de cerca de dezoito meses. Isto significa que as versões principais do software são mantidas relativamente estáveis durante todo o ciclo de apoio técnico. Já na Tumbleweed, as actualizações são continuamente disponibilizadas, sem a necessidade de lançamentos principais – desta forma, os utilizadores têm acesso imediato às versões mais recentes de software e correções de bugs. Ao nível da estabilidade e fiabilidade, a Leap foi projectada para utilizadores que valorizam um ambiente sólido e previsível; por outro lado, a Tumbleweed é mais adequada para os que querem ter acesso às versões mais recentes de software. No entanto, a natureza ‘rolling release’ da Tumbleweed pode resultar na possibilidade ligeiramente maior de problemas de estabilidade.

Depois, o ciclo a longo prazo da Leap permite que cada versão tenha apoio técnico por um período de tempo mais longo, com actualizações de segurança e correções de bugs regulares. Isto é especialmente importante para ambientes de produção. A Tumbleweed não possui um ciclo de suporte a longo prazo definido, uma vez que as atualizações contínuas são focadas nas versões mais recentes.

Finalmente, o público-alvo: a Leap é mais adequada para iniciantes e ambientes corporativos/de produção, onde a estabilidade e a segurança são filtrais, pois oferece uma selecção de pacotes testados e estáveis, com foco na compatibilidade com o Suse Linux Enterprise; a Tumbleweed é mais voltada para utilizadores avançados, entusiastas de tecnologia e programadores que querem ter acesso às versões mais recentes de software e recursos.

Recomendações e cuidados
Antes de fazer actualizações importantes ou alterações ao sistema, é sempre recomendável fazer backups dos seus dados mais importantes: há uma ferramenta, integrada, que funciona em conjunto com o sistema de ficheiros btrfs e permite fazer isto, o Snapper. Esta app permite criar snapshots em intervalos regulares, e de forma automática, quando ocorrem alterações nos ficheiros. Outra ferramenta que pode ser instalada através do Zypper é o Timeshift, com o comando sudo zypper in timeshift – se algo correr mal durante uma actualização, pode restaurar o sistema para um estado anterior.

Fique atento às notas de lançamento, documentação e anúncios da comunidade OpenSuse, pois dão informações valiosas sobre actualizações importantes, problemas conhecidos e dicas de soluções para os mesmos. Aproveite a comunidade OpenSuse, conhecida por ser amigável e acessível, para procurar apoio técnico, partilhar conhecimento e ajudar outros utilizadores.

Vantagens e desvantagens
Apesar de terem as suas diferenças, ambas usam o sistema de ficheiros padrão btrfs e têm ferramentas poderosas de gestão de pacotes, como a Zypper e a YaST. Estas ferramentas facilitam a instalação, remoção e actualização de pacotes de software, bem como a configuração e o maior controlo do sistema.

Leap
A Leap oferece estabilidade e confiança nas actualizações de software e o ciclo de apoio técnico a longo prazo reduz a necessidade de actualizações frequentes. Por outro lado, os updates de software são menos frequentes, há uma menor quantidade de pacotes actualizados e as opções avançadas de configuração podem não ser tão atraentes. Se estes critérios foram os mais valorizados, assim como a compatibilidade com o Suse Linux Enterprise, a Leap pode ser uma excelente opção.

Tumbleweed
Uma das principais vantagens é o modelo ‘rolling release’, mas fazer a gestão de um sistema com este conceito requer algum conhecimento técnico para lidar com problemas de compatibilidade ou dependências entre pacotes; também pode haver instabilidade devido a actualizações constantes.

Conclusão
Se instalar o OpenSuse, tenha em consideração que envolve um processo de aprendizagem inicial para se familiarizar com as ferramentas e características específicas da distribuição, independentemente da escolha da versão Leap ou Tumbleweed. Se a estabilidade, o apoio técnico a longo prazo e a compatibilidade com o Suse Linux Enterprise forem prioridades, o OpenSuse Leap será a melhor escolha. Por outro lado, se o acesso às versões mais recentes de software e recursos for valorizado, a Tumbleweed dá uma experiência de ‘rolling release’ com actualizações contínuas. A documentação oficial e a comunidade são dois recursos valiosos: na primeira encontramos informações detalhadas sobre a instalação, a configuração e uso do sistema; na segunda, temos apoio técnico, fóruns de discussão, tutoriais e dicas úteis, partilhadas por outras pessoas. Estas duas bases sólidas vão ajudá-lo a explorar todas as capacidades do sistema, de maneira eficaz.

No próximo artigo, será detalhada a instalação, bem como outros recursos avançados que o OpenSuse tem, que o diferencia de outras distribuições.

Exit mobile version