O Apogee+ é um novo exoesqueleto desenhado para profissionais de saúde

Este exoesqueleto inclui funcionalidades pensadas especialmente para utilização em hospitais.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min
Imagem: German Bionic

Grande parte dos exoesqueletos disponíveis actualmente é feita para ambientes industriais e pessoas com dificuldades motoras. Mas, um novo exosqueleto apresentado recentemente destina-se a um público diferente: os profissionais de saúde. E serve para os ajudar em tarefas diárias que, muitas vezes, passam despercebidas.

A empresa alemã German Bionic, apresentou recentemente o Apogee+, o primeiro exoesqueleto desenhado especificamente para utilização por profissionais de saúde. Tal como nos modelos para aplicações industriais, serve para ajudar nas tarefas que requerem mais força física. No entanto, este modelo em particular tem um design que se adapta à utilização em ambientes hospitalares.

Segundo a empresa, os profissionais de saúde têm, muitas vezes de andar grandes distâncias, ficar de pé durante períodos longos, pegar em objectos pesados e pacientes.

Para responder a estas dificuldades, o Apogee+ facilita o andar e pode ajudar a pegar em objectos até 30 kg. O exoesqueleto também tem umas pegas para que os pacientes se possam agarrar enquanto estão a ser ajudados pelos profissionais. Este dispositivo também pode ser usado para ajudar a reposicionar pacientes imobilizados, passá-los para cadeiras de rodas, fazer exames ou em outras tarefas em que os profissionais tenham de estar em posições desconfortáveis, que exigem esforço físico.

Imagem: German Bionic

Cada unidade envolve os lados e as costas do utilizador e tem umas fitas que estão presas às pernas e um colete que cobre o corpo. O design que usa uma única peça oferece uma área mais reduzida que outros exoesqueletos. Isto torna-o mais resistente a bactérias e facilita a limpeza e desinfecção. O dispositivo tem certificação IP5, que garante que é resistente à água.

O Apogee+ será demonstrado na feira de tecnologia para a saúde MEDICA que será realizada em Dusseldorf em Novembro. A German Bionic, não revelou o preço deste exoesqueleto.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version