PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Peso, conta e medida
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Opinião > Há Uma App Para Tudo > Peso, conta e medida
Há Uma App Para TudoOpinião

Peso, conta e medida

É certo que, como o nome indica, o Vision é Pro destina-se, nesta primeira iteração, a um mercado mais profissional. Com um preço de 3500 dólares, não será, certamente, um produto para as massas.

António Simplício
Publicado em 30 de Julho, 2023
Tempo de leitura: 3 min

Haverá forma de alguém nascido nos anos setenta aceitar que a socialização é, para as mais recentes gerações, fundamentalmente vivida nas redes sociais, nos jogos online e, esporadicamente nos festivais de Verão? Este mês, li um artigo de opinião do jornal Expresso que comparava a adição às redes sociais à metadona e como estão a destruir a saúde mental dos jovens.

- Publicidade -

Sempre tive uma visão idílica da realidade aumentada que, obviamente, se veio a provar errada: materializava-se num par de óculos muito parecidos aos que usamos para suprir as dioptrias e, numa rua, surgir-me-iam promoções e descontos nas lojas com produtos da minha preferência e sugestões de onde comer o taco de salmão que adoro ou beber um pisco, num fim-de-tarde, com amigos. Mas não. Tanto a Meta com o Quest 3 ou Pro, como a Apple com o Vision Pro, colocam os utilizadores em posição de uma maior alienação em relação ao mundo lá fora.

Não chegava ver grupos de adolescentes no recreio da escola, cada um a olhar para o ecrã do seu smartphone: agora, vamo-nos colocar na sala ou no escritório embrenhados e alheados em realidade aumentada/virtual (RA/RV), ao que se pode ainda juntar uma pitada de metaverso, para adocicar a realidade paralela. Até é provável que ainda se lucre com mais um sistema operativo para onde tenhamos de desenvolver aplicações, mas não deixa de ser estranho que uma das imagens do vídeo do Vision Pro da Apple fosse um pai a gravar a filha a soprar as velas num bolo de aniversário. Estranho, aqui, não o ponto de vista de quem está com os óculos, mas quem o olha de fora. Estará ali? A filmar em 3D para mais tarde, vividamente, recordar o momento; ou noutra dimensão que não a daquele momento?

Talvez seja este o ‘para mais tarde recordar’ que a Kodak imortalizou e que ainda me custa a deglutir. É certo que, como o nome indica, o Vision é Pro destina-se, nesta primeira iteração, a um mercado mais profissional. Com um preço de 3500 dólares, não será, certamente, um produto para as massas. Ainda assim, não foi esta a imagem que gravei na minha mente, quando há uns anos a RA/RV teve a sua primeira passagem. Talvez lá para o fim do ano, com o chip do Musk, consiga fazer um update ao meu sistema operativo.

- Publicidade -
Etiquetas:AppleóculosOpiniãoRealidade MistaVision Pro Apple
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©Siva Photography | ChatGPT
Há Uma App Para TudoOpinião

Quem alimenta a máquina?

Tempo de leitura: 2 min
Windows_11
O Que Vem à RedeOpinião

Mudar não é (sempre) ganhar

Tempo de leitura: 3 min
O Que Vem à RedeOpinião

Prótese intelectual

Tempo de leitura: 2 min
OpiniãoQuinta Coluna

Uma vitória pela encriptação em França (e o resto da UE?)

Tempo de leitura: 2 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}