A série de antologia Black Mirror está de volta ao Netflix para uma sexta temporada. O primeiro episódio chama-se ‘Joan is Awful’ e conta a história de Joan, uma pessoa que vai parar, involuntariamente, a uma série, com o mesmo título do episódio, que está a passar num serviço de streaming imaginário, chamado Streamberry.
Uma das coisas mais interessantes é que, tirando o logótipo, a Streamberry é o próprio Netflix. A interface é igual e até aquele som característico, que surge quando começa a ver um episódio é o mesmo. E já tem um site com o URL streamberry.pt, que é uma cópia exacta do Netflix e até tem sugestões de episódios reais que estão mesmo no Netflix. Mas a coisa mais engraçada do site, é permitir aos utilizadores colocarem uma foto e nome no cartaz da série imaginária do primeiro episódio da sexta temporada de Black Mirror.
Basta clicar em ‘Make Me Awful’, inserir o nome, uma selfie e o site gera automaticamente um cartaz da série com a sua cara. Sem fazer spoilers ao episódio é imperativo ler o contrato de utilização (incluindo as letras pequenas) antes de aceitar seja o que for.
‘Joan Is Awful’ é uma dos episódios mais interessantes desta temporada de Black Mirror, não só por caricaturar o próprio Netflix, mas também por mostrar um futuro dominado por conteúdos multimédia gerados através de Inteligência Artificial.