Será que um joystick é capaz de influenciar assim tanto a nossa experiência com um monitor? Achamos que sim. De forma geral, nenhuma empresa acerta com a forma como coloca os controlos do menu neste tipo de equipamentos: é sempre na traseira, do lado direito e em baixo, com acesso difícil e operação pouco intuitiva.
O HP Z25xs G3 DreamColor não se afasta muito desta descrição, mas ganha pontos pela forma simples como apresenta os menus, principalmente nas definições de cor, que é o que, aqui, mais ordena: na verdade estamos perante um monitor para criativos, editores de fotografia e vídeo, que usem o ecrã como uma tela artística.
Logo, o acesso aos perfis de cor tem de ser rápido e eficiente – a HP conseguiu fazer um bom trabalho, uma vez que bastam dois ou três toques para mudar esta definição; são quatro principais, além de uma que dá ao monitor uma luz azul mais fraca: ‘Design for web (sRGB D65)’, Design for print (sRGB D60)’, ‘Photography (P3 D65)’ e uma para vídeo, a ‘HD (BT.709).
Basicamente, temos um monitor polivalente para trabalhar em imagens paradas e em movimento, onde também se junta a validação Pantone. Aqui, o conceito é do da apresentação das cores o mais fiéis possível, pelo que este não será o monitor certo para quem quer ver tudo com muito brilho, com tons muito saturados e fortes – até notamos a falta disto mesmo, uma vez que estamos habituados a monitores de uso comum, que acabam sempre por puxar mais pelos tons para cativar o utilizador. Como o HP Z25xs G3 DreamColor é virado para profissionais, o conceito passa pela autenticidade e não pela espectacularidade.
Em si, o ecrã tem 25 polegadas, como deixa antever o nome do monitor, com um rácio de 16:9 e QHD, com uma resolução máxima de 2560 x 1440, a 60 Hz. Este é mais um indicador de que a polivalência do DreamColor acaba na alternância entre os perfis de cor: não será rápido o suficiente para jogos, até porque o tempo de resposta é de 14 ms.
Experimentámos, ainda assim, fazer uma sessão de Call of Duty Warzone para avaliar se a flexibilidade do monitor se alargava ao gaming, mas os resultados, como esperávamos, não foram bons. Mas o HP Z25xs G3 DreamColor é um monitor que vive tranquilo com isso, pois é a “partir pedra” na edição de imagem e vídeo que acaba por ter a sua “coroa”.
Distribuidor: HP
Preço: €566,36
Ficha técnica
Ecrã: 25 polegadas QHD
Tempo de resposta: 14 ms
Taxa de actualização: 60 Hz
Resolução máxima: 2560 x 1440
Ligações: 2 x HDMI 2.0a, DisplayPort 1.4, 3 x USB 3.2a
Dimensões: 569 x 46 x 333 mm