Prestes a ser revelada, a nova consola de jogos portátil da Asus, a Asus ROG Ally, será a primeira a integrar o novíssimo processador Ryzen Z1 da AMD, uma solução que só ontem foi oficializado. Este processador é, na realidade, um APU, à semelhança do que acontece com a solução utilizada pelas consolas de jogos da Sony PlayStation e Microsoft Xbox, ao reunir um processador com um GPU de alto desempenho, embora com limitações devido à portabilidade dos equipamentos.
Na vertente de processador, estamos perante um CPU de arquitectura Zen4, que terá uma estrutura de 8 núcleos e 16 threads na variante de topo (Ryzen Z1 Extreme) e 6 núcleos e 12 threads na variante normal (Ryzen Z1). A capacidade da memória cache será igualmente distinta, variando esta do número de núcleos disponível em cada processador, com 24 MB de cache total (8 MB L2 e 16 MB L3) e 22 MB (6 MB L2 e 16 MB L3), respectivamente.
Relativamente à vertente gráfica, estes contam com um GPU de arquitectura RDNA4, com o modelo mais evoluído a disponibilizar 12 unidades de processamento, e o Ryzen Z1 a disponibilizar apenas 4 unidades de processamento. Isto permitirá criar uma diferenciação significativa em termos de capacidade de processamento, estando o Ryzen Z1 projectado para um poder de processamento de 2.8 TFLOPs, e o Ryzen Z1 Extreme para uns impressionantes 8.6 TFLOPs.
A título de exemplo, uma Sony PlayStation 5 oferece 10.3 TFLOPs de capacidade de processamento, uma PS4 oferece 1.6 TFLOPs, o equivalente a uma Steam Deck da Valve, e a popular Nintendo Switch apenas 0.4 TFLOPs. Em termos de eficiência energética, os novos processadores AMD Ryzen Z1 estão preparados para lidar com um TDP variável, entre 15 e 30 Watts, que dependerá da solução de arrefecimento utilizada por cada fabricante.
Esta solução da AMD será perfeitamente capaz de correr praticamente todos os jogos actuais disponíveis no mercado, utilizando uma plataforma x86, e sendo totalmente compatível com o sistema operativo Windows 11. Isto permitirá, através da compatibilidade com as ligações USB4, aceitar todo o tipo de periféricos já existentes. Será igualmente perfeito para tirar partido da plataforma de jogos Xbox Game Pass Ultimate, que deverá ser associado em alguns equipamentos.
Numa primeira fase, o AMD Ryzen Z1 Extreme será disponibilizado na futura consola portátil da Asus, mas será uma questão de tempo até serem lançadas outras soluções que utilizarão este processador, bem como a variante Ryzen Z1.