Em Julho de 2020, durante a abertura da fase beta de New World, um título dos estúdios da Amazon Games, surgiram vários casos de utilizadores em que as suas placas gráficas acabariam por morrer sem razão aparente, tendo estas em comum o facto de ambas serem da EVGA, na sua versão FTW3 (For The Win).
Posteriormente, e após a análise em Raio X de 24 das placas afectadas com este problema, a EVGA acabaria por determinar que o problema estava relacionado com a qualidade da soldadura utilizada junto dos MOSFET do circuito de alimentação do GPU. Ainda assim, a Amazon Games acabou por aplicar um limitador de fotogramas por segundo nos menus, para tentar reduzir o impacto do jogo no sobreaquecimento das placas.
Aparentemente um problema similar está a ocorrer com a versão beta de Diablo IV, o novo título da Activision-Blizzard, que esteve disponível nos passados dias 17 a 19 de Março para quem já tinha feito reserva do jogo. O problema é que entre as várias pessoas que tiveram oportunidade de ter acesso a essa versão experimental do novo capítulo de Diablo, alguns acabaram por sofrer de problemas inesperados.
Segundo várias publicações no Reddit, e em diversos fóruns internacionais, vários utilizadores de placas gráficas equipadas com o GPU Nvidia GeForce RTX 3080 Ti estão a assistir à morte das suas placas durante os vídeos de introdução, bem como durante o jogo. Um elemento curioso é que de todos os modelos reportados, a grande maioria são da marca Gigabyte, existindo apenas um caso de um utilizador de um modelo equivalente da EVGA, e outro utilizador com uma AMD Radeon RX 6900 XT.
Até ao momento, nem a Activision-Blizzard nem a Gigabyte emitiram qualquer comunicado, mas há entre a comunidade uma possível solução para evitar que este problema afecte mais utilizadores, com a implementação de um limitador de fotogramas por segundo. Para tal deverá aceder ao ‘Painel de controlo da Nvidia’, escolher o separador ‘Gerir definições de 3D’, e em ‘Definições de programas’ escolher Diablo IV, e determinar uma ‘Taxa máxima de videogramas’, aplicando um valor como a taxa de actualização máxima do seu monitor.