PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Venda de smartphones no último trimestre de 2022 foi pior que o esperado
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Notícias > Mercados > Venda de smartphones no último trimestre de 2022 foi pior que o esperado
MercadosNotícias

Venda de smartphones no último trimestre de 2022 foi pior que o esperado

Gustavo Dias
Publicado em 9 de Março, 2023
Tempo de leitura: 3 min
©PCGuia
©PCGuia

Segundo a consultora TrendForce, a venda de smartphones no último trimestre de 2022 ficou aquém do esperado, tendo os resultados obtidos, 301 milhões de unidades vendidas durante os meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2022, implicado uma queda de 4% face ao trimestre anterior, e uma queda de 15.5% face ao mesmo período em 2021.

- Publicidade -

São várias as razões que ajudam a justificar estes resultados, desde as políticas de Zero-COVID na China durante a primeira metade do ano, passando pelo impacto global do conflito na Ucrânia, sem esquecer a greve de trabalhadores na fábrica da Foxconn em Zhengzhou, onde são produzidos os iPhones, bem como a falta do fornecimento de materiais semicondutores, algo que só ao longo do ano ficou resolvido.

Fabricante Posição (Q4 2022) Quota de mercado (Q4 2022)
Apple 1 24.4%
Samsung 2 19.4%
Xiaomi 3 12.1%
Oppo 4 10.7%
Vivo 5 7.7%

Segundo os dados avançados pela TrendForce, o mercado global de smartphones caiu 10.6% face a 2021, tendo sido vendidas “apenas” 1.192 mil milhões de smartphones durante todo o ano de 2022. Esta queda foi, curiosamente, maior do que a que foi registada durante o primeiro ano da pandemia de COVID-19.

Relativamente aos resultados em si, foi impressionante verificar o quão rápida a Apple conseguiu recuperar de todos os problemas com os trabalhadores nas fábricas do seu principal fornecedor (Foxconn), onde mais de 20 mil trabalhadores se despediram em protesto pela falta de condições.

Ao todo, foram vendidas 233 milhões de unidades durante todo o ano, o que permitiu à Apple conquistar a primeira posição no último trimestre, e a segunda a nível anual. Como seria de prever, em termos anuais, a Samsung voltou a ser dominante, com 258 milhões de unidades vendidas em 2022, o que ainda assim representa uma queda de 6.1% face aos resultados de 2021. Teve, no entanto, uma queda de 9.2% entre trimestres.

Quanto aos restantes fabricantes, a Xiaomi (que incluí Redmi, POCO e Black Shark) manteve a terceira posição durante todo o ano de 2022, ficando à frente da OPPO (com Realme e OnePlus) e da Vivo (com iQoo). Todos eles sofreram quedas de vendas, tanto a nível de trimestre como anuais.

- Publicidade -

Quanto a 2023, a TrenForce acredita que o mercado vá crescer 0.9% face ao ano anterior, para um total de 1.202 mil milhões de unidades, embora ainda seja previsível uma queda nas vendas durante o primeiro trimestre, fruto da recuperação lenta do maior mercado global de smartphones, a China.

- Publicidade -
Etiquetas:2022MercadoQ4 2022smartphonestrimestreVendas
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©Universidade de Coimbra
Inteligência ArtificialNotícias

Universidade de Coimbra abre Licenciatura e Mestrado em Inteligência Artificial e Ciência de Dados

Tempo de leitura: 1 min
InternetNotícias

Top 10 dos filmes descarregados entre 9 e 16 de Junho

Tempo de leitura: 1 min
©Trust | Ruya Fabric
Notícias

GXT 723 Ruya Fabric: a Trust anunciou uma nova cadeira de gaming em tecido respirável

Tempo de leitura: 1 min
Anubis
NotíciasSegurança

O novo Ransomware Anubis consegue encriptar e apagar os dados

Tempo de leitura: 4 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}