PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Supermercados autónomos: no Dojo da Sensei, qualquer um pode ser o ninja das compras
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Reportagem PC Guia > Supermercados autónomos: no Dojo da Sensei, qualquer um pode ser o ninja das compras
Reportagem PC Guia

Supermercados autónomos: no Dojo da Sensei, qualquer um pode ser o ninja das compras

Ricardo Durand
Publicado em 7 de Março, 2023
Tempo de leitura: 6 min
©PCGuia
©PCGuia

É uma das (se não, mesmo a principal) tendência no que respeita a novos conceitos de compras físicas: supermercados inteligentes e autónomos, onde não existem caixas para fazer o registo dos produtos que levamos, o que faz dos clientes autênticos ‘ninjas’, que entram e saem quase sem serem notados – pelo menos, por pessoas de carne e osso.

- Publicidade -

A Amazon foi a pioneira deste espaços, mas em Portugal há uma empresa que quer levar a experiência a outro nível: a Sensei. Esta semana, a startup inaugurou de forma oficial um espaço chamado ‘Dojo’ que serve apenas de demonstração tecnológica para estas compras “contactless”.

Com 500 metros quadrados, a Sensei diz que é a maior do género da Europa, embora não esteja aberta ao público. No mínimo, esta afirmação é dúbia: o facto de não ser uma loja funcional, faz com que não seja justo compará-la com alguns dos supermercados autónomos efectivamente abertos ao público que existem na Europa, como ao Aldi Shop & Go de Londres (486 m2) e de Utrecht (370 m2).

Em Portugal, também já existem lojas de género, 100% operacionais: o Continente Labs (no Campo Pequeno, Lisboa), que tem tecnologia da própria Sensei, vai um pouco além dos 150 m2; a Galp tem uma Smart Store no Instituto Superior Técnico, mas é do tamanho de um contentor de carga.

©PCGuia
©PCGuia | No evento de inauguração dos Dojo, foi possível ver uma demo em tempo real que mostrava a movimentação das pessoas na loja e que produtos retiravam das prateleiras.

A maior loja funcional deste género será, assim, a Pingo Doce Go, na Universidade Nova de Carcavelos – 250 m2 – com tecnologia desenvolvida pela Jerónimo Martins, em parceria com a Forcom, a Reckon, a TrueWind e a OutSystems.

Desta forma, o espaço da Sensei é apenas um uma espécie de “ginásio” – daí, o nome ‘Dojo’ – onde os programadores e engenheiros da empresa – os “senseis” – vão “treinando” as várias tecnologias e algoritmos que servem de base a todo o conceito de compras deste tipo de lojas.

- Publicidade -

Em concreto, neste “campo de treinos” da Sensei, estão 450 câmaras apoiadas por sistemas de IA e machine learning que detectam os clientes e conseguem perceber que produtos retiram das prateleiras; estas, estão equipadas com sensores/balanças que “sabem” quantas unidades dos produtos existem e, consequentemente, estão em falta.

©PCGuia
©PCGuia | No tecto do Dojo é possível ver dezenas de câmaras: em concreto, neste espaço há 450, quase uma por metro quadrado.

No que respeita a hardware, Nuno Moutinho confirmar que as câmaras e outros dispositivos utilizados são do «mais simples e acessível que existe», uma vez que a «complexidade» está toda do lado do software. O CTO garante ainda os dados que o sistema guarda sobre os clientes «estão sempre na loja e não numa cloud».

Vasco Portugal, CEO e co-fundador da Sensei, lembra que o Dojo reúne as tecnologias que proporcionam a «melhor experiência de compra» numa loja do género, em Portugal. Um dos argumentos que dá corpo a esta ideia tem que ver, não só com a “teia” de sistemas em que a loja assenta, mas também com o facto de não ser preciso uma app para fazer compras, como acontece actualmente em espaços como Continente Labs, a Pingo Doce Go ou a Galp Smart Store.

Se os clientes da Sensei optarem por este conceito, assim que se aproximem da saída com as compras (que até podem estar nos bolsos do casaco, por exemplo), o ecrã de checkout «reconhece tudo e o pagamento pode ser feito com cartão físico ou com o smartphone», explica Nuno Moutinho.

©PCGuia
©PCGuia | À saída, esta loja de teste tem duas opções: pagamento com app (à direita) e sem app (à esquerda).

Implementada em parceria com a HP Enterprise e Nvidia, esta loja acaba por ser o ponto de encontro das tecnologias de topo no campo das lojas inteligentes, uma demonstração de como se pode «melhorar a forma como vivemos», sublinhou Carlos Leite, CEO da HP, no evento de inauguração. O mesmo, fez ainda questão de dizer que a promoção da Sensei a nível internacional vai ser uma «missão pessoal».

Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa, também esteve presente e fez questão de deixar uma palavra de incentivo à empresa nacional: «A Sensei vai ser o próximo unicórnio português».

Resta saber com que grandes retalhistas é que este unicórnio se vai dar no futuro: sem nunca concretizar, Vasco Portugal e Nuno Moutinho garantem que vai haver «grandes aberturas» deste tipo de lojas em breve e que dentro de dois a três anos, estes espaços vão ser o standart da forma como fazemos compras – com ou sem app.

- Publicidade -
Etiquetas:comprasreportagemSensei
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

Inteligência ArtificialNotíciasReportagem PC Guia

DE-CIX: 76% dos portugueses já utilizaram alguma ferramenta ou serviço de IA

Tempo de leitura: 4 min
©PCGuia | Gravity Pro
Reportagem PC Guia

Os tablets da SPC já não fazem mal aos olhos? O novo Gravity Pro tem ecrã matte e vem em duas versões

Tempo de leitura: 3 min
©PCGuia | LG TV
Reportagem PC Guia

Do OLED ao QNED: o universo das televisões LG em Portugal tem mais opções (colunas Xboom inlcuídas)

Tempo de leitura: 3 min
©PCGuia | Huawei Mate XT
Reportagem PC Guia

Um quinteto de tridobráveis no MWC: Huawei Mate XT, Tecno Phantom Ultimate 2, um protótipo da TCL e dois da Samsung

Tempo de leitura: 4 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}