PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: It’s a kind of Magycal: há uma empresa nacional que se dedica a fazer plataformas de streaming
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Reportagem PC Guia > It’s a kind of Magycal: há uma empresa nacional que se dedica a fazer plataformas de streaming
Reportagem PC Guia

It’s a kind of Magycal: há uma empresa nacional que se dedica a fazer plataformas de streaming

Ricardo Durand
Publicado em 2 de Março, 2023
Tempo de leitura: 6 min
©PCGuia - Equipa Magycal
©PCGuia | Carolina Rosa (criativa e directora de marketing), Diogo Cordeiro (director de produção), Eduardo Dias (CEO) e Pedro Centieiro (COO) - uma parte da equipa da Magycal.

Em 2013, quando CR7 estava no auge, houve uma empresa portuguesa que teve uma ideia de fazer uma rede social inspirada naquele que já foi o melhor jogador do mundo: Viva Ronaldo.

- Publicidade -

Estava dado o pontapé de saída do que viria a ser Magycal, que na altura se chamava Viva Superstars. A empresa entrou em campo e “colou-se” ao futebolista para criar uma app que permitia interagir com o craque, acompanhar jogos em tempo real, publicar fotografias e, até, marcar encontros com Ronaldo.

«Queríamos testar as nossas capacidades e a app acabou por ser um bom cartão-de-visita para que nos tornássemos conhecidos. Pudemos testar a nossa plataforma com milhares de utilizadores e, até hoje, esta foi mesmo a app com mais funcionalidades que alguma vez desenvolvemos», conta Eduardo Dias co-fundador e CEO.

©Magycal
©Magycal | A app Viva Ronaldo, uma rede social dedicada ao actual jogador do Al-Nassr, foi o primeiro projecto da startup.

Até à pandemia, a empresa manteve o nome Viva Superstars, mas quando o país fechou, a equipa chegou à conclusão de que estava na altura de mudar: «Estávamos com a cabeça mais livre e iniciámos um brainstorming para fazer um rebranding», lembra o CEO. O nome escolhido acabou por ser o da plataforma tecnológica que a empresa já tinha: «Era a base da empresa», explica Eduardo Dias.

Actualmente, a Magycal (que tem ainda os programadores Pedro Centeio e Mário Franco como COO e CTO – na verdade, são oito os fundadores) tem duas grandes áreas de negócio: as plataformas de streaming OTT (over the top) e as second screen, estas últimas dedicadas a reality shows da TVI.

Mas é no OTT que se sente o “toque mágico” da startup nacional, cuja sede fica na Costa da Caparica, onde a PCGuia esteve durante uma manhã para conhecer os projectos e a equipa. É aqui que a Magycal dá cartas, com projectos onde se junta à SIC, ao Canal Panda e à SportTV.

- Publicidade -
©PCGuia
©PCGuia | Actualmente, trabalham quinze pessoas na Magycal, entre empreendedores, engenheiros informáticos, designers e especialistas em marketing.

Para a estação de Paço de Arcos, fez a renovação da Opto, a plataforma de streaming paga que, passados quais dois anos continua a ser única dentro do seu género: um serviço pago, com conteúdos exclusivos. O único concorrente será a RTP Play, mas a empresa do Estado mantém o serviço gratuito, tal como acontece com o TVI Player (onde a Magycal também participa), que também é um repositório de clips de vídeo do canal.

«A nossa plataforma é totalmente personalizável, esse é um dos seu grandes argumentos. Não vemos a Magycal OTT como um serviço de marca branca que podemos revender a outras empresas, porque acreditamos que temos uma mais-valia na configuração da plataforma. Conseguimos fazer o deployment de uma plataforma para um cliente em duas semanas, quando o normal são vários meses», garante Eduardo Dias.

Mas será a app Multiscreen, criada para a SportTV que caba por ser a jóia da coroa da Magycal. Esta aplicação, que tem 1,8 milhões de utilizadores registados, permite ver todos os canais da estação de desporto em directo e tem um chat para que os fãs troquem “ideias” durante os jogos, entre outras funcionalidades, como estatísticas e resultados em tempo real, além de uma parte dedicada à F1. A app foi recentemente distinguida nos prémios SportsPro OTT Awards 2022: ficou no segundo lugar na categoria ‘Best User Experience’.

Finalmente, e num registo mais informal e descontraído, a Magycal criou uma plataforma de entretenimento para o Canal Panda, onde as crianças podem ver os conteúdos de animação: há apps para iOS e Android.

©DR.
©DR. | Em Portugal, a Magycal tem três trunfos: as apps de streaming e conteúdos de vídeo SportTV Multiscreen, Opto (SIC) e Panda+.

Este ano, ainda sem novos projectos de OTT no horizonte, a Magycal vai apostar na internacionalização e já tem um cliente europeu: o Bayern de Munique pediu à startup nacional para «melhorar a experiência de UX» do player de vídeo das suas plataformas: «É um projecto pequeno, mas que nos pode abrir a porta para outros clientes internacionais», assume Eduardo Dias.

O futuro da Magycal deverá mesmo passar por objectivos além-fronteiras, já que, em Portugal, a startup não tem mais coelhos para tirar da cartola – o CEO acredita que o «País está esgotado» para projectos de OTT.

- Publicidade -
Etiquetas:Magycalreportagemstartups
Ad image
casinos online portugal
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

Inteligência ArtificialNotíciasReportagem PC Guia

DE-CIX: 76% dos portugueses já utilizaram alguma ferramenta ou serviço de IA

Tempo de leitura: 4 min
©PCGuia | Gravity Pro
Reportagem PC Guia

Os tablets da SPC já não fazem mal aos olhos? O novo Gravity Pro tem ecrã matte e vem em duas versões

Tempo de leitura: 3 min
©PCGuia | LG TV
Reportagem PC Guia

Do OLED ao QNED: o universo das televisões LG em Portugal tem mais opções (colunas Xboom inlcuídas)

Tempo de leitura: 3 min
©PCGuia | Huawei Mate XT
Reportagem PC Guia

Um quinteto de tridobráveis no MWC: Huawei Mate XT, Tecno Phantom Ultimate 2, um protótipo da TCL e dois da Samsung

Tempo de leitura: 4 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}