Copilot é o novo assistente com IA para o Microsoft Office

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

Já se falava há algum tempo que o investimento da Microsoft na OpenAI, a empresa por trás do ChatGPT, ia levar funcionalidades de Inteligência Artificial ao Office, depois de chegarem ao motor de busca Bing e ao browser Edge.

A Microsoft anunciou hoje o Copilot, um assistente baseado no modelo de linguagem natural que serve para ajudar os utilizadores enquanto usam as aplicações do Microsoft 365 ( também conhecido como Microsoft Office), como o Word Excel PowerPoint ou Outlook.

O Copilot vai ser integrado nas aplicações do Microsoft 365 para ajudar o utilizador nas tarefas do dia-a-dia, como gerir o calendário, escrever mensagens de email, elaborar documentos e outras.

Com o Copilot, o utilizador pode fazer perguntas em linguagem natural e o sistema verifica todos os dados gerados pelas várias aplicações para, por exemplo, dar uma vista geral de como um projecto está a correr.

Word

No Word, o Copilot consegue escrever, editar, resumir documentos. O utilizador só tem de dizer ao Copilot o que quer que ele faça e o Word cria automaticamente um primeiro esboço de documento. Outra capacidade do Copilot é alterar textos já escritos para os tornar mais concisos, sugerir o tom da escrita e dar sugestões para que o utilizador consiga fazer passar melhor as suas ideias.

Excel

No Excel, o Copilot serve para ajudar a analisar os dados. O utilizador pode fazer perguntas ao Copilot acerca dos dados que estão na folha de cálculo e o sistema mostra correlações, propõe cenários e sugere novas fórmulas baseadas nas questões colocadas pelo utilizador. Tudo isto pode ser feito sem alterar os dados.

PowerPoint

No PowerPoint, o Copilot consegue transformar documentos escritos já existente em apresentações que incluem notas para o orador e menções das fontes de informação. Em alternativa, o Copilot pode construir uma apresentação do zero a partir de uma descrição inserida pelo utilizador. Outras capacidades, incluem a possibilidade de condensar apresentações longas, utilização de comandos de linguagem natural para ajustar os layouts das apresentações e ajustar também a temporização de animações.

Outlook

No Outlook, o Copilot pode resumir cadeias de mensagens que incluem mensagens de várias pessoas, para ajudar a perceber o que foi dito anteriormente, os pontos de vista de cada interveniente e as perguntas que ainda não foram respondidas. O Copilot pode também responder directamente a mensagens com um único comando ou transformar notas em mensagens de email. Tal como noutras aplicações do Office, no Outlook, o Copilot pode comunicar em vários tons.

Teams

Por fim, no Teams, o Copilot ajudar a organizar pontos de discussão das reuniões, resumir conclusões para que todos os intervenientes estejam a par do que se segue. Neste contexto, o Copilot pode também responder a perguntas ou informar o utilizador do que perdeu, se não estiver a ouvir sem interromper a reunião.

O Copilot no Office ainda está em fase de testes em alguns clientes da Microsoft nos Estados Unidos mas, segundo a empresa, nos próximos meses a fase de testes vai chegar a mais utilizadores.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version