Depois de acrescentar funcionalidades de Inteligência Artificial baseadas no modelo de linguagem natural que faz funcionar o famoso ChatGPT ao motor de busca Bing, a Microsoft fez uma pequena demonstração dos resultados desta aposta.
Pela primeira vez, o motor de busca Bing conseguiu ultrapassar os 100 milhões de utilizadores diários e cerca de um terço desse utilizadores interagem com o Bing Chat (a funcionalidade de IA) todos os dias. Desde a integração no Bing, foram feitas 45 milhões de conversas com a IA, o que corresponde a um terço dos utilizadores que estão a participar no programa de antevisão desta funcionalidade.
O número de utilizadores diários é um aspecto importante, porque os 100 milhões foram atingidos depois de anos de “progressos consistentes”. A Microsoft tem consciência que 100 milhões não passa de uma gota no oceano que é a quantidade de utilizadores que a Google tem todos os dias, mas está satisfeita por este número ter sido conseguido em poucas semanas.
Segundo o artigo publicado no blogue da Microsoft dedicado ao Bing por Yusef Mehdi:
“Temos o prazer de anunciar que depois de vários anos de progressos consistentes e com a ajuda do milhão de utilizadores que estão a experimentar o novo Bing, conseguimos ultrapassar os 100 milhões de utilizadores diários. Isto é surpreendente, mas temos a noção que continuamos a ser um concorrente que tem uma quota de mercado com um único dígito neste mercado. Dito isto, é bom continuar a participar!”.
Para além destas estatísticas, a Microsoft diz que a utilização do Bing em dispositivo móveis também cresceu, graças ao lançamento da nova aplicação para dispositivos móveis, que levou a um aumento de 6 vezes do número de utilizadores diários.
A Microsoft acredita que, nos próximos meses, o crescimento do Bing e do browser Edge vai continuar, à medida que for acrescentando e melhorando as funcionalidades de Inteligência Artificial,
A empresa planeia a expansão das funcionlidades de IA para mais produtos e serviços no médio prazo. A Microsoft vai realizar um evento no dia 16 de Março, em que vai abordar o futuro do trabalho com Inteligência Artificial e em que se espera que dê mais detalhes acerca da integração IA nas aplicações que compõem o Microsoft Office.