Microsoft Edge vai permitir abrir dois separadores simultaneamente na mesma janela

Esta funcionalidade do Edge permite comparar o conteúdo de dois separadores sem ter de abrir duas janelas do browser.

Microsoft-Edge
Imagem - Microsoft

A Microsoft está a testar uma nova funcionalidade no browser Edge que permite ter dois separadores abertos lado a lado. A funcionalidade foi descoberta por um utilizador que a anunciou no Reddit, funcionalidade pode ser ligada através de uma flag nas versões de teste beta, dev e canary do Microsoft Edge. Depois de ligar, aparece um novo botão ao pé do campo onde insere os URL, que permite dividir o espaço de uma janela do browser entre os conteúdos de dois separadores.

Embora seja possível colocar duas janelas do browser lado a lado através da funcionalidade de arrumação das janelas do Windows, para o conseguir, o utilizador tem de arrastar as janelas para os limites do ecrã. Com esta nova forma de visualização do Edge isto pode ser feito com um único clique do rato, sem ter de andar a arrumar as janelas no ecrã.

Edge
Imagem – Leopeva64-2 (Reddit)

Quando a funcionalidade é activada, o Edge combina os dois separadores num único com as duas páginas web. Isto quer dizer que se conseguem criar várias visualizações deste tipo e alternar entre elas. Os utilizadores podem também fixar estes separadores cominados, duplicá-los ou adicioná-los a grupos, tal como já se consegue fazer com os separadores actuais. Esta funcionalidade é particularmente útil quando é necessário comparar documentos ou páginas web.

O browser Vivaldi já tem uma funcionalidade semelhante, que até permite ter até quatro separadores organizados numa única janela. O Microsoft Edge apenas permite ter dois. Esta funcionalidade também está a ser testada nas versões do Edge para macOS e Linux.