Crucial revela novos módulos de memórias DDR5 com 8, 24 e 48 GB

A Crucial promete fazer uma pequena revolução no mercado das memórias DDR5, ao introduzir novas opções de capacidade: 8 GB, 24 GB e 48 GB por módulo, tanto para memórias DIMM como SO-DIMM.

Até ao momento, toda a oferta de memória RAM do tipo DDR5, seja ela em formato DIMM para computadores desktop ou SO-DIMM para portáteis, tem sido apenas com módulos de 16 ou 32 GB cada, o que obrigava os utilizadores que desejassem mais de 32 GB no sistema, tivessem que se contentar com 64 GB, ou quem quisesse uma capacidade ainda maior, tivesse que optar por preencher todos os bancos de memória.

Basicamente a opção de escolha é pouca. Porém, a Crucial acredita ter encontrado a solução ideal, ao disponibilizar duas novas capacidades de módulos de memória DDR5, 8, 24 e 48 GB. Através desta solução, os utilizadores já podem configurar os seus sistemas com 16 GB, 48 GB ou 96 GB de memória RAM total, recorrendo a dois módulos idênticos, para aproveitarem o duplo canal de comunicação de memória RAM.

Estes novos módulos irão estar disponíveis na variante de 5200 MHz (CL42) e 5600 MHz (CL46) para os módulos de 8 GB, e apenas na variante de 5600 MHz para os módulos de 24 e 48 GB, tendo estes uma latência CL46.

Como habitual nas memórias do tipo DDR5, também estes módulos incluirão funcionalidades como módulo On-Die ECC (ODECC) e sistema de gestão enertética PMIC (Power Management Integrated Circuit). Serão igualmente compatíveis com as normas AMD EXPO e Intel XMP 3.0.