Portugueses passam duas horas por semana a fazer compras online – no Natal, os hackers estão mais “atentos”

No total, passamos 63 horas, por semana, a navegar na Web, ou seja, cerca nove horas por dia, com fins-de-semana incluídos.

©CardMapr
©CardMapr

Numa época em que o consumismo costuma bater recordes, a NordVPN revela os resultados de um estudo onde conclui que os portugueses gastam «quase duas horas por semana a fazer compras online».

Estas duas horas em que passamos a fazer compras online estão incluídas num total de 63 horas horas, por semana, a navegar na Web, ou seja, cerca nove horas por dia, com fins-de-semana incluídos.

A empresa lembra ainda que esta é uma altura do ano em que os hackers costumam estar mais activos, pelo que aproveitam (ainda mais) para apanhar «desprevenidos alguns compradores e causarem estragos».

Até ao final de 2022, a NordVPN lembra que as fraudes relacionadas com o comércio electrónico vão ultrapassar «38 mil milhões de euros» e que, em 2023, este número cresça 16%, subindo até aos 45 mil milhões de euros.

«Por mais apetecíveis que os bons negócios possam ser, não se apresse a aceitar essas ofertas aparentemente ‘boas demais para serem verdade’. Muitas vezes, o mais certo é que essas ofertas ‘ofereçam’ malware ao seu dispositivo ou descarreguem algum software indesejado, ao invés de realmente significarem uma boa pechincha», avisa Daniel Markuson, especialista em privacidade digital da NordVPN.